sábado, 31 de janeiro de 2015

Visitante em casa, Verdão faz três em 35 minutos e tem estreia fácil


William Correia
São Paulo (SP)

O Palmeiras encarou a inusitada situação de ser visitante no Palestra Itália, neste sábado, mas não só se sentiu em casa, como cumpriu as expectativas com uma estreia fácil no Campeonato Paulista. Transformou o elogiado toque de bola do Grêmio Osasco Audax em um atalho para construir a vitória por 3 a 1 só marcando gols no primeiro tempo.

A insistência do adversário em trocar passes, mesmo no campo de defesa, foi tranquilamente vencida com uma marcação adiantada. E pela qualidade de Allione. O argentino deu passes para Leandro Pereira, aos seis, e Robinho, aos 13, balançaram as redes. Aos 35, foi a vez de Maikon Leite se redimir de mais uma chance ridícula desperdiçada na carreira e fazer 3 a 0. No último lance do jogo, já aos 48 do segundo tempo, Rafinha descontou para o adversário.

O palmeirense que já se animou com a estreia pode aumentar a expectativa para a próxima rodada. Diante da Ponte Preta, novamente no Palestra Itália, às 19h30 (de Brasília) de quinta-feira, o time deve contar com Alan Patrick e Dudu, recém-contratados e esperados para ajudar a equipe que já começa o Paulistão liderando o grupo C, com três pontos.

Já o Grêmio Osasco Audax só pode comemorar a bilheteria, motivo de sua escolha pelo Palestra Itália para mandar o jogo deste sábado – metade da renda de R$ 1.655.220,00 deve ficar com o clube. Sem nenhum ponto no grupo B, a equipe volta a entrar em campo às 19h30 de terça-feira, visitando o Botafogo em Ribeirão Preto.

O jogo – Oswaldo de Oliveira admira o estilo imposto por Fernando Diniz, que trabalhou como jogador com o técnico. Mas o Palmeiras encontrou uma solução para o toque de bola insiste do adversário: adiantou a sua marcação para forçar o rival a trocar passes no campo de defesa até o elogiado goleiro Felipe Alves desistir de ser armador e dar um chutão.

Com essa medida, apoiada principalmente na disposição dos jogadores, o Verdão facilitou a partida. O 4-2-3-1 de Oswaldo tinha Maikon Leite e Allione como pontoas que sempre tinham a bola para atacar pelos lados. Maikon Leite acumulava os erros que já o caracterizam, mas o argentino soube o que fazer com a posse, e muito mais rápido que o adversário.

Assim, logo aos seis minutos, Allione carregou a bola na esquerda na medida certa, tendo a mesma precisão para tocar rasteiro em direção à pequena área e Leandro Pereira desviar para as redes. Ficou a sensação de goleada, e o segundo gol só não aconteceu aos dez porque Maikon Leite, em nova boa jogada de Allione, conseguiu tocar por cima do travessão mesmo com a meta completamente vazia e sem nenhum marcador a seu lado.

A qualidade que faltou ao atacante, titular apenas porque Dudu precisa acertar a documentação para jogar, sobrou a Robinho, incumbido de armar o time porque Alan Patrick também está sem condições legais de atuar. Aos 13, uma jogada iniciada com grande desarme do zagueiro Vitor Hugo chegou à esquerda, de onde Allione, de novo, cruzou. Robinho conseguiu ajeitar o corpo para fazer domínio complicado e ampliar.

Vencendo por 2 a 0, o Palmeiras deu um passo atrás na marcação, permitindo que o Grêmio Osasco Audax mostrasse uma completa desorganização, sem assustar Fernando Prass e tocando a bola sem nenhum objetivo. Trocavam passes mesmo dentro de sua área e só não levaram outros gols porque Tobio atrapalhou na frente do gol e Allione parou no goleiro e no árbitro, que não marcou pênalti.

Enquanto Leandro Pereira tentava o seu segundo gol a todo custo, a insistência do adversário em sua filosofia. A ponto de dar uma redenção ao sempre criticado Maikon Leite. Uma saída errada de bola a deixou com Robinho, que deixou limpa para o atacante encher o pé e respirar mais aliviado, sentenciando 3 a 0 no primeiro tempo.

No segundo tempo, o Verdão, que já tinha abdicado da marcação adiantada, diminuiu o ritmo. Permitiu que o Audax jogasse e se animasse até que Fernando Prass, enfim, teve que trabalhar aos 17 minutos, saindo nos pés de Rafinha. Oswaldo de Oliveira, então, resolveu agir, preenchendo mais seu meio-campo ao trocar Maikon Leite por Victor Luis.

O ajuste tático, aliado ao cansaço adversário, deu tranquilidade. A lamentar, apenas uma linda troca de passes aos 25, quando Robinho tabelou com Lucas e Leandro Pereira e parou nas mãos do goleiro Felipe Alves. Além do gol de Rafinha, que entrou livre na grande área para descontar para o Audax, já aos 48 minutos do segundo tempo.

Gazetaesportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário