sábado, 31 de janeiro de 2015

Sesap divulga dados da dengue no RN em 2014

O RN apresentou 13.369 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início de 2014 até o dia 03 de janeiro de 2015, o que aponta uma queda de 46,45%, em comparação ao total de notificações referentes ao ano de 2013 (24.965 casos). Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, e são referentes à Semana Epidemiológica nº 53. 

Quanto aos óbitos, foram notificados 41 casos suspeitos, dos quais se confirmaram 25. Esses dados mostram uma redução de 21% em relação ao ano de 2013, quando foram registrados 52 casos suspeitos. A letalidade da doença também caiu: de 28,68%, em 2013, passou para 16,34%, em 2014, correspondendo a um decréscimo de 43,02%. Do total de municípios do RN, 55 apresentam alta incidência da doença, 34 estão com média, 62 com baixa e 16 com incidência silenciosa. 

No entanto Kristiane Fialho, da equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, alerta que “é importante a população tomar os cuidados básicos de prevenção: armazenar a água parada com proteção, limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas, evitar recipientes que acumulem água, prestar mais atenção a possíveis depósitos de água, como pneus e telhados, além de armazenar corretamente o lixo e não jogá-lo em terrenos baldios”. 

Novas tecnologias contra a dengue Preocupados em fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Norte, os secretários da Sesap, Ricardo Lagreca e Marconi Lima da Rocha receberam na manhã desta quinta-feira (29) uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnologia em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim apresentou aos secretários o projeto de desenvolvimento de um software para potencializar o trabalho de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya nos municípios potiguares. 

Para o titular da Sesap, Ricardo Lagreca, a parceria com o LAIS é importante porque vai agregar novas tecnologias e metodologias que estão sendo desenvolvidas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), como a otimização de recursos públicos e uma maior agilidade dos processos de trabalho. “Vamos iniciar com a implantação do software Observatório Norte-rio-grandense da Dengue, que potencializará o trabalho que é feito atualmente pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap e municípios, para em seguida ampliarmos o sistema para monitoramento de outras doenças e agravos. Com o suporte das novas tecnologias daremos um novo olhar para a promoção e a assistência a saúde em nosso estado”, destaca. 

Já o secretário adjunto Marconi Lima da Rocha explica que o LAIS foi convidado a participar dessa parceria com a Sesap porque tem a chancela do Ministério da Saúde na área de pesquisa para inovação do SUS. Atualmente o Hospital Universitário Onofre Lopes, onde fica a sede do laboratório é a principal referência e indutor do processo de pesquisas na área, atualmente possui um dos melhores sistemas de arquivamento de imagens médicas do Brasil, no âmbito da rede de hospitais públicos. “Então na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) apresentaremos a proposta do software aos municípios, para desencadearmos o processo de desenvolvimento e implantação do projeto com as devidas colaborações”. 

Além dos secretários, participaram da reunião a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesap, Cláudia Frederico e os pesquisadores do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, Hélio Roberto, Bruno Gomes e Custódio Guerreiro.

ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário