sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Agripino: aliança com PSDB não tem candidato fechado

Anna Ruth Dantas - repórter

Presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia, descartou que a aliança do DEM com o PSDB para o pleito 2012 na cidade de Natal seja um alinhamento direto com a candidatura do deputado federal Rogério Marinho, pré-candidato pelo PSDB. Para o líder do DEM, a aliança dos tucanos com o seu partido não está fechada em torno de um candidato definido e busca novos aliados. Exatamente para não descartar novos partidos aliados é que o DEM não confirma a candidatura de Rogério Marinho. "Na hora que a gente define um candidato pode impedir de fazer novas alianças. A decisão do candidato virá depois", disse José Agripino, confirmando que a união do DEM com o PSDB foi fechada para as cidades de Fortaleza, Salvador, Aracaju e Natal.

Alex Régis
José Agripino afirma que ainda é cedo para definição de nomes para disputa da Prefeitura do Natal


As declarações do senador José Agripino Maia apontam que, essa união das duas legendas de oposição ao Governo Federal, poderá levar a um segundo candidato, que não seja o deputado federal Rogério Marinho. "Asseguro que não há nome definido, como prego batido em ponta virada. Nas quatro cidades vamos observar as circunstâncias, não fechamos os candidatos", destacou o líder do DEM, confirmando que o acerto para união das duas legendas passou também pela concordância da governadora Rosalba Ciarlini, única chefe do Executivo estadual do DEM no país.

As declarações do senador José Agripino Maia negando que o alinhamento direto com a candidatura do deputado federal Rogério Marinho mantêm indefinição sobre a posição do DEM, se será apoiado, com a candidatura do deputado federal Felipe Maia, ou apoiador, seguindo a corrente de Marinho.

Chama atenção o fato de que DEM e PSDB, embora em outro momento, manterão aliança feita em 2008, quando juntos apoiaram a candidatura da hoje prefeita Micarla de Sousa. Há quase quatro anos, além dos dois partidos, o PR, do deputado federal João Maia; o PMN, do vice-governador Robinson Faria, também estavam no palanque. No cenário de 2012 a situação é diferente. Já que Robinson Faria está rompido com José Agripino Maia.

No entanto, a presença do PR no palanque DEM-PSDB não está descartada, uma vez que o partido faz parte da base da governadora Rosalba Ciarlini e, recentemente, o próprio senador José Agripino Maia afirmou que a intenção é estar unido no maior número de cidades com o PR e o PMDB. Sobre essa última legenda, dificilmente estará no mesmo palanque. Se o DEM tende a apoiar Rogério Marinho, o PMDB caminha com a candidatura própria do deputado estadual Hermano Morais.

Senador explica exclusão de Natal

Em recente entrevista ao jornal Valor Econômico, o senador José Agripino Maia enumerou as capitais onde o DEM tem chances de ganhar a Prefeitura. Ele citou Salvador, com o deputado federal ACM Neto; Aracaju, com o ex-governador João Alves; Fortaleza, com o ex-deputado federal Moroni Torgan; e Recife, com o deputado federal Mendonça Filho), além de Macapá, com o deputado federal Davi Alcolumbre, no Norte. A sexta cidade, como para o PSDB, também está no Centro-Oeste: Campo Grande, com o deputado federal Mandetta. No entanto, embora o DEM tenha firmado aliança com o PSDB em Natal, Agripino deixou de citar a capital potiguar. "Não citei porque o DEM não tem candidato a prefeito de Natal", disse o presidente nacional da legenda. Embora afirme que o partido não terá candidato próprio, o nome do deputado federal Felipe Maia continua figurando como pré-candidato. O parlamentar afirma que não entrará na disputa, no entanto, mantém o nome entre os que estão sendo pesquisados.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário