quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rosalba anuncia programa para erradicar a pobreza

Anna Ruth Dantas - Repórter

Enquanto lança o que aponta para ser o principal programa social da gestão, o RN Maior, a governadora Rosalba Ciarlini mantém o discurso de pedir paciência aos servidores públicos que aguardam há mais de um ano pela implantação dos planos de cargos carreiras e salários de 14 categorias. Na leitura da mensagem anual no Legislativo estadual, a chefe do Executivo apresentou o RN Maior, embora ainda não detalhado, o programa traz uma meta arrojada: erradicar a pobreza extrema no Estado, situação onde estão 405 mil pessoas.

Alberto Leandro
Acompanhada do primeiro escalão, Rosalba sobe as escadas da Assembleia Legislativa e é recebida pelo deputado Ricardo Mota

A governadora disse que sete secretarias serão envolvidas nessa ação, que será lançada oficialmente no início do mês de março, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Durante a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais, a governadora voltou a focar nas críticas às gestões de Wilma de Faria e Iberê Ferreira. Admitiu que 2011 foi um "ano difícil" e disse ter feito o governo "possível".

Rosalba Ciarlini definiu 2012 como o ano da "arrancada" e destacou o RN Maior como uma espécie de "guarda-chuva" que irá amparar diversas ações voltadas para o social, como o saneamento básico e combate às drogas. Para essa atuação, ela batizou como "RN Vida" o projeto de combate as drogas e tratamento aos usuários.

No foco da saúde, a governadora anunciou que no próximo mês inaugurará um hospital maternidade em Mossoró. Além disso, também destacou que na capital potiguar construirá um novo hospital, a ser instalado na zona Oeste.

Críticas ao passado

Embora diga que não usará o passado como "álibi', Rosalba Ciarlini dedicou parte do seu discurso de 19 páginas a falar ainda sobre como encontrou o Estado do Rio Grande do Norte. Ela destacou os R$ 800 milhões em dívidas deixadas pelas administrações passadas e disse que foi obrigada a destinar parte dos recursos para pagar os débitos. "Recursos que poderiam custear obras e programas sociais tiveram de ser utilizados na quitação desses débitos. foi doloroso, mas tinha de ser feito", disse.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, Rosalba voltou a lembrar que quando chegou ao Estado encontrou a "Copa perdida", mas disse que ao final de 2012 50% das obras do estádio Arena das Dunas estarão concluídas. "Tudo conforme o cronograma entregue à Fifa. Com a Copa garantida, agora é hora de avançarmos nas obras de mobilidade e nas ações de saúde, segurança e estruturação turística", completou.

Em um discurso de ações administrativas, Rosalba Ciarlini lembrou que recebeu críticas com tom político e disse que essas se "ancoraram no ranço". "O nosso governo não espera indulgência prévia nem teme o debate público; espera equilíbrio e objetividade na avaliação e serenidade no embate político", destacou.

Ela disse que nomeia o passado porque ele é "causa do desastre" e ressaltou que o primeiro ano de gestão foi "pisando em terreno minado, desarmando bombas de efeito retardado plantadas pelos arquitetos do caos fiscal".

Ainda no tom político, Rosalba fez elogios à presidente Dilma Rousseff e disse que com ela não teve dificuldade no trâmite das demandas. "Podemos testemunhar a inequívoca orientação da própria presidente Dilma para dar ao Rio Grande do Norte o tratamento dispensado a qualquer outra unidade da federação", completou.

Deputados divergem sobre mensagem

Os deputados estaduais divergiram sobre a mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini, lida ontem no plenário do Legislativo. Enquanto os governistas enalteceram o tom de otimismo da chefe do Executivo, os oposicionistas avaliaram que o discurso "não teve conteúdo".

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), elogiou a mensagem e disse acreditar em um ano muito melhor para o Estado potiguar. "Ela (a governadora) sinalizou claramente para a retomada dos investimentos no Estado, afim de melhorar o serviço ofertado a população, principalmente nos setores mais estratégicos, como saúde, educação e segurança pública", disse. Ele ressaltou o anúncio da governadora investimentos para dinamizar a economia do Estado e gerar justiça social. "Estou otimista e acho que será um ano muito melhor do que 2011", completou.

Já a deputada estadual Márcia Maia (PSB) fez críticas duras à governadora Rosalba Ciarlini. "Foi uma mensagem muito superficial, sem conteúdo, poucas metas e elas (as metas) são de exclusividade do Governo Federal", disse a filha da ex-governadora Wilma de Faria

A parlamentar do PSB afirmou estar decepcionada: "esperava uma mensagem com mais conteúdo, principalmente diante do caos que estamos vivendo na segurança pública, educação e investimento no Rio Grande do Norte". Márcia Maia observou que esperava uma mensagem de otimismo "mas que tivesse conteúdo e políticas públicas capazes de fazer acontecer".

Bate-papo

Rosalba Ciarlini» governadora

Ao chegar para a sua leitura anual, a senhora se deparou com o protesto de servidores cobrando a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários. O que a senhora tem a dizer para esses servidores?

Que a vontade de implantar é muito grande, nós precisamos é ter os meios, as condições. Claro, que se tivessem (os meios) já teriam sido implantados. Não foram implantados (os planos) porque não houve meios. Encontrei o Estado em situação financeira de muitas dificuldades. Estamos vendo isso com muita seriedade, mas com muita vontade de poder atender. Ano passado estive reunida com os sindicatos, queremos manter essa mesa de negociação, onde a própria governadora, com secretários e representantes do sindicato, estaremos de forma muito transparente mostrando a eles a evolução da receita. Temos que continuar no rumo certo de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. A proporção que a receita for crescendo e a gente vá melhorando nosso potencial, aí poderemos avançar. Temos o compromisso já para julho da polícia militar. Não vou ficar prometendo nada de forma irresponsável. Irei dentro da realidade sentar com eles (os servidores). Tudo que for possível nós vamos fazer.

E sobre as gratificações? Seus auxiliares chegaram a anunciar que elas seriam retomadas em fevereiro. O que não ocorreu?

Está sendo analisado pela administração para ver como é possível retomar esse benefício aos servidores.

Quando a senhora anunciará o escolhido para ocupar a vaga do Tribunal de Contas do Estado?

Isso tem tempo.

Mas já faz cinco meses que o cargo está vago.

Não se apresse porque a criança nascerá.

Mas cinco meses já se passaram?

Mas são nove meses para uma criança.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário