quarta-feira, 13 de março de 2013

Messi faz 2, Barça se recupera, goleia Milan por 4 a 0 e vai às 4ªs


Barcelona (Espanha)

O Barcelona voltou a ser o Barcelona. Nesta terça-feira, a equipe catalã não encontrou dificuldades para vencer o Milan dentro de casa por 4 a 0 e se classificar para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Superiores durante toda a partida, os anfitriões marcaram duas vezes com Messi, uma com Villa e outra com Jordi Alba, e superaram a vantagem conquistada pelos italianos no jogo de ida, quando os rossoneros haviam vencido por 2 a 0.

Além da derrota da primeira partida, o Barça perdeu duas vezes seguidas para o arquirrival Real Madrid, o que havia levantado dúvidas sobre o futuro daquela que era até então considerada a "melhor equipe do mundo".

Como se não bastasse, Messi chegou a 58 gols marcados na Liga dos Campeões, se tornando o segundo maior artilheiro da história da competição, atrás apenas de Raúl, que tem 71. Antes do jogo desta terça, o argentino estava empatado com o holandês Ruud Van Nilsterooy.

O Barcelona ainda não tem adversário definido para as quartas de final. Nesta sexta-feira, em Nyon (Suíça), a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) realiza o sorteio que define os confrontos da sequência da competição continental. Real Madrid, Borussia Dortmund, Juventus, Paris Saint-Germain e Galatasaray já estão classificados para a próxima fase, que terá início em 2 de abril.

O jogo - Desde o começo da partida, o Barcelona deu sinais de que seria uma equipe diferente daquela que perdeu para o Milan no jogo de ida. Nesta terça, o time catalão marcou o adversário desde o começo no campo de ataque – estratégia que mostrou eficácia logo. Com cinco minutos de jogo, depois de boa troca de passes na entrada da área, Messi recebeu e bateu com estilo de esquerda, no canto superior direito superior de Abbiati, abrindo o placar.

AFP
Messi comemora gol do Barcelona; atacante está atrás apenas de Raúl como 
o maior artilheiro da Liga dos Campeões

Como a vantagem continuava favorável aos visitantes, os ataques não pararam por aí. Iniesta, aos 11 minutos, e Xavi, aos 17, continuaram a levar perigo ao gol do Milan, com chutes perigosos de fora da área.

Mas tal estratégia teve um preço, abrindo espaço para que os visitantes criassem chances. Aos 27 minutos, Mascherano, que vinha fazendo boa partida, perdeu a bola no meio-campo, e Niang disparou em direção ao gol. Na frente de Valdés, o atacante nigeriano chutou na trave, na oportunidade perdida mais incrível do primeiro tempo.

Foi aí que entrou em jogo uma das máximas do futebol: quem não faz leva. Dois minutos depois, Messi recebeu passe de Iniesta e bateu por baixo da marcação, marcando seu segundo gol e levando a partida para a prorrogação.

No segundo tempo, o Barcelona seguiu dando mostras do futebol que encantou o mundo nos últimos anos. Bom exemplo foi o terceiro gol, marcado aos dez minutos. Iniesta mandou de primeira para Xavi, que mandou também de primeira para Villa. O atacante mandou, por sua vez, de esquerda e marcou seu primeiro gol no jogo, deixando o Barça pela primeira vez classificado para as quartas de final.

Precisando marcar um gol, o técnico do Milan, Massimiliano Allegri fez duas substituições ofensivas: Robinho no lugar de Niang e Muntari no lugar de Ambrosini. As alterações levaram a equipe italiana para o ataque por um período, enquanto o Barcelona começava a dar mostras de cansaço, mas os visitantes continuavam pouco criativos. Aos poucos, o Barça foi recuperando a posse de bola.

Superior novamente, o time anfitrião se compactava atrás e explorava os contra-ataques, enquanto o Milan esbarrava na própria falta de criatividade. Aos 46 minutos, essa falta de criatividade veio à tona, quando o time perdeu a bola e o Barça puxou contra-ataque. A bola sobrou para Jordi Alba, que apenas teve o trabalho de empurrar para o gol, selando vitória, classificação e recuperação do Barcelona.

AFP
Mexès lamenta gol do Barcelona; depois de vencer por 2 a 0, Milan viu a vaga escapar 
com a goleada desta terça

GAZETA ESPORTIVA.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário