quinta-feira, 28 de março de 2013

Paróquias celebram lava-pés hoje

A tradicional celebração de lava-pés, que relembra o ato de Jesus Cristo de lavar os pés dos apóstolos, acontece nesta quinta-feira (28) nas igrejas matrizes de Natal. De hoje até domingo, a Igreja Católica realiza rituais para lembrar da morte e ressurreição de Jesus. Os horários variam de acordo com a programação de cada paróquia. Na Catedral, a missa será realizada às 19h. Amanhã, acontecem as celebrações de Paixão do Senhor, que lembra a morte de Cristo. Já no sábado, os fiéis permanecem em vigília pascal e, no domingo, comemoram a ressurreição de Jesus, a Páscoa.

Adriano Abreu
Em Natal, 30 paróquias vão realizar celebrações litúrgicas de hoje até o domingo da Páscoa
 
Além da programação na Igreja Católica, o funcionamento do comércio e repartições públicas também mudam em razão da Semana Santa. Para serviços do município ou governo, o ponto é facultativo hoje. O decreto, publicado nos Diários Oficiais vale para órgãos da administração direta e indireta, incluindo as Centrais do Cidadão.

Já o comércio de Natal também terá horário diferenciado, mas na sexta-feira. No Centro, Alecrim e Zona Norte, o comércio de rua será fechado, apenas as grandes magazines, como Americanas e Riachuelo abrem em horário diferente, das 9h às 15h. 

Nos shoppings centers, os horários também vão variar. No Midway Mall, a praça de alimentação ficará aberta das 12 às 22h e as lojas a partir das 13h até às 21h. No Natal Shopping, a praça de alimentação vai ficar disponível para o público entre 11h e 21h e as lojas e quiosques só abrirão a partir das 15h e vão até às 21h. 

Quem também vai abrir as lojas às 15h e fechar às 21h serão o Norte Shopping e o Praia Shopping. O primeiro abrirá sua praça de alimentação entre 11h30 e 22h; o outro, a partir das 11h. Por fim, o shopping Cidade Jardim abrirá sua praça de alimentação, na sexta-feira, a partir das 11h. As lojas e quiosques abrirão às 14h e serão fechadas às 20h. O único shopping que ficará totalmente fechado na sexta-feira será o Via Direta. As grandes redes de supermercados funcionarão, normalmente,  na sexta-feira, das 8h às 22h. Os bancos funcionam até a amanhã e permanecerão fechados durante o feriado da sexta-feira santa.

Para quem deseja outra opção de lazer, o Parque das Dunas funciona normalmente durante a Semana Santa, das 8h às 18h, tanto na quinta, quanto na sexta-feira.

À meia-noite de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a Operação Semana Santa. Um planejamento estratégico foi desenvolvido para prevenir acidentes nas estradas durante o feriado. Serão aplicados testes do bafômetro sistematicamente.
 

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário