sábado, 16 de março de 2013

Valério Mesquista assume o Instituto Histórico e Geográfico do RN


Ivanízio Ramos
Governadora Rosalba prestigiou a posse de Valério Mesquita
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) participou, na noite desta sexta-feira (15), da solenidade de posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), que tem como presidente o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e escritor, Valério Mesquita para o triênio 2013/2015. O novo presidente substitui o procurador aposentado Jurandyr Navarro, que assumiu a condução da entidade em janeiro de 2012 após o falecimento de Enélio Petrovich, que esteve durante 30 anos à frente da instituição. A solenidade aconteceu na sede da Academia Norte-riograndense de Letras.

Responsável por guardar 350 anos de memória do Rio Grande do Norte, a mais antiga das instituições culturais do Estado completa 111 anos de atividades no próximo dia 29. Entre as metas da nova diretoria estão a modernização, visibilidade e acesso a fim de mostrar à população a riqueza do acervo. Melhorias na estrutura física do imóvel também estão entre as prioridades.

A governadora Rosalba Ciarlini parabenizou o novo presidente do Instituto e afirmou que confia em Valério Mesquita para contribuir com o acervo histórico e geográfico potiguar. “Com certeza ele irá fazer um belo trabalho. Tem sido assim em todas as missões que ele tem recebido como presidente do Tribunal de Contas do Estado, como prefeito e como deputado. Então, acredito que ele vai honrar o nosso Instituto Histórico e Geográfico”, pontuou a governadora.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do IHGRN enfatizou que pretende alavancar o Instituto. “Este patrimônio que estamos preservando é público, é do povo. Por isso, em nome da preservação da memória do RN, iremos recuperar a estrutura física do nosso imóvel e trazer modernização para alavancar o nosso Instituto”, disse Valério Mesquita.

A nova diretoria do IHGRN será composta por Valério Mesquita (presidente), Ormuz Simonetti (vice-presidente), Carlos Gomes (secretário geral), Odúlio Medeiros (secretário adjunto), George Veras (diretor financeiro), Eduardo Gosson (diretor adjunto), José Targino Araújo (orador) e Edgar Dantas (diretor da biblioteca, arquivo e museu). Já o conselho fiscal será formado por Eider Furtado, Paulo Pereira dos Santos, Tomislav Femenick e Lúcia Helena Pereira.

Também participaram da solenidade de posse o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves; o advogado e membro da Academia Norte-riograndense de letras, Diógenes da Cunha Lima; o deputado estadual, Hermano Morais; o desembargador federal, Marcelo Navarro; o secretário municipal de Relações Públicas, Públio José e; o vereador Ary Gomes.

VALÉRIO MESQUITA

Valério Alfredo Mesquita nasceu em Macaíba e formou-se bacharel em Direito pela UFRN. Foi prefeito de sua cidade, de 1973 a 1975 e deputado estadual por quatro legislaturas. Valério Mesquita também tem estreitas ligações com a cultura potiguar. Presidiu a Fundação José Augusto, é membro honorário do Conselho Estadual de Cultura por quatro mandatos, membro efetivo da União Brasileira de Escritores secção RN e da Academia Norte Rio-grandense de Letras, além de ter sido presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

Com as informações: Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário