segunda-feira, 12 de maio de 2014

Balanço: Preparação para Copa do Mundo consome R$ 1,8 bilhão no RN

Karla Larissa - Repórter

R$ 1,84 bilhão é o volume de investimentos feitos em Natal para a Copa do Mundo de 2014. A cifra é pouco mais da metade do que era previsto no início do planejamento para o Mundial, R$ 3 bilhões, e inclui os recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal aplicados em obras das mais diversas áreas de atuação que já foram executadas ou que estão sendo executadas até agora. A um mês do evento, a cidade ainda continua um canteiro de obras e corre contra o tempo para entregar as mais importantes. Os principais setores da economia também estão intensificando o preparo para o Mundial. Mas a torcida é para que Natal faça muitos “gols” durante o evento e termine com um saldo positivo. 

O valor investido na esteira da Copa faz parte de um balanço feito pela Prefeitura do Natal, concluído na última sexta-feira (9), e cedido à Tribuna do Norte, a pedido da reportagem. Os números devem ser apresentados nos próximos dias ao Governo Federal.
Júnior Santos
Estádio foi um dos projetos pensados para a Copa e está na lista dos que foram concluídos a tempo de receber os torcedores na capital

Obras

Grandes obras como o Aeroporto Aluízio Alves, a Arena das Dunas e o Corredor Estruturante Zona Norte- Arena das Dunas (obras de mobilidade) estão entre os projetos que irão “entrar em campo” para o Mundial, enquanto outros, como a Restruturação da Av. Roberto Freire, de responsabilidade do Governo do Estado, ficaram no banco de reservas e só sairão do papel após o evento.O ex-coordenador do Comitê Executivo para a Copa de 2014, Fernando Fernandes, lembra que no projeto inicial para a Copa do Mundo, previa-se um investimento de R$ 3 bilhões nas mais diversas áreas. “Esse valor correspondia ao pacote completo de investimento para a cidade”, destaca.

Mesmo não tendo sido feitos todos os investimentos previstos, Fernandes defende que a Copa foi um “excelente negócio para Natal”. “Não vamos mostrar uma cidade fantástica, como gostaríamos, mas vai ficar um legado. Esses são recursos que só vieram para Natal porque foi escolhida cidade-sede”, enfatiza.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento de Natal, Alexandre Duarte, a cifra pensada no início do evento não foi sistematizada, era apenas uma estimativa. “Não existiam projetos. Na época foram pensados nos diversos problemas que Natal tinha e que poderiam ser resolvidos com os recursos para o evento. Para mobilidade urbana, por exemplo, foram pensadas várias alternativas, como, os projetos de VLT (Projeto de Modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal). Mas depois, o próprio governo federal definiu um eixo para as obras, que deveriam ser no entorno do aeroporto, estádio e hotelaria”, explica.

Duarte esclarece ainda que as obras deveriam ter começado em janeiro de 2010, quando foi estabelecida a Matriz de Responsabilidades, que trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades. “Natal teve 53 meses para a realização, mas as obras só começaram propriamente com a atual gestão, ou seja, tiveram que ser executadas em 18 meses”, justifica o secretário.

Com relação as obras de infraestrutura, o secretário adjunto afirma que 70% das obras foram ou estão sendo executadas antes do evento. E que algumas obras serão entregues logo após o Mundial. 

A reportagem da Tribuna do Norte solicitou os dados de investimentos ao Governo do Estado durante três dias, à assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, não foram enviados.

Novo aeroporto teve obra antecipada de olho no evento

Se tudo sair como esperado, o aeroporto de São Gonçalo, Aluízio Alves, começará a operar a 22 dias do início da Copa do Mundo e seis meses antes do prazo contratual. A definição sobre o início da operação, prevista para o dia 22 de maio, no entanto, só deverá ser confirmada aos 45 minutos do segundo tempo, pois ainda depende da homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que deve ocorrer no próximo dia 19. Com 99% das obras concluídas, o aeroporto está em fase implantação dos sistemas e testes. 

Até a Copa do Mundo, o Consórcio Inframérica terá investido R$ 410 milhões e até o final da concessão serão R$ 650 milhões. 

De acordo com a Inframérica, através de sua assessoria de imprensa, o prazo contratual para entrega da obra é de 36 meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço, o que corresponde a dezembro de 2014. Mas, desde a assinatura do contrato, foi assumido um compromisso entre todas as partes para que o aeroporto tivesse seu projeto antecipado para a Copa do Mundo. 

A data para o início das operações do novo aeroporto foi adiada por duas vezes. Originalmente, a projeção era que os primeiros voos chegassem ao aeroporto no dia 15 de abril, data que acabou postergada para 10 de maio e agora para o dia 22 do mesmo mês. 

Porto

Também parte dos investimentos para a Copa do Mundo, o Terminal de Passageiros do Porto de Natal deverá estar pronto até o final de maio. No entanto, até agora, não há confirmação de outras possíveis embarcações para o período do evento. O único navio que foi divulgado como previsto para atracar no porto, um cruzeiro com mais de três mil torcedores – a maioria deles do México - teve que mudar de roteiro, devido a problemas de logística ocasionados pela dimensão do navio e altura da ponte Newton Navarro. Agora, o navio atracará no Porto de Recife e os torcedores farão apenas um bate-volta na capital potiguar. 

O terminal de passageiros teve investimento total de R$ 72,5 milhões. A obra conta com a participação de 293 funcionários diretos e a previsão é que o terminal seja finalizado entre 20 e 30 de maio. A reportagem da Tribuna do Norte pediu informações à Assessoria de Imprensa da Companhia Docas do RN (Codern), mas até o fechamento da edição não obteve resposta.
TRIBUNA DO NORTE

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