A Indústria de Cimento no Rio Grande do Norte têm números positivos do ano de 2013. Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimentos (SNIC), o Estado produziu mais de 1.500.000 toneladas do produto somente no ano passado. Segundo o levantamento feito pelo SNIC, o RN produziu, mais precisamente, 1.554.317 toneladas de cimento em 2013.
O volume de produção é o décimo do país e o quarto maior da região Nordeste.
O polo de produção de cimento no RN se concentra na região Oeste, principalmente nos municípios de Mossoró e Baraúna, onde diversas empresas se instalaram com incentivos fiscais e outras ainda devem chegar à região. A fábrica Mizu é uma delas. De acordo com o empresário José Antero dos Santos, a proposta é de explorar o potencial do RN. “O Rio Grande do Norte tem tudo para se tornar uma das referências na região Nordeste e no país na produção de cimento nos próximos anos”, disse.
Fábricas no interior do Estado mantêm alta produção. As obras públicas foram os principais incrementos para o crescimento do setor, como a construção do estádio Arena das Dunas e o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
Além das obras públicas, o crescimento do setor privado da construção civil também tem sido importante para o crescimento da produção de cimento no Estado. Milhares de imóveis estão em construção em todas as regiões do RN e outros estão previstos para ser iniciados ainda neste ano, o que deixa os empresários do setor animados com a proposta de crescimento para os próximos anos.
No relatório de consumo mensal de cimento no mercado local, o menor valor foi em fevereiro com 102.762 kg, enquanto o pico ocorreu em novembro de 2013, onde houve movimentação de 141.326kg de cimento.
No Brasil, a produção alcançou no ano passado 70.960.491 toneladas. A região Nordeste foi a segunda maior produtora com 14.519.041 toneladas.
Mesmo com queda em abril, o clima é de otimismo
Mesmo com o otimismo dos empresários do setor de produção de cimento no país, os dados preliminares da indústria e estimativas de mercado indicam que as vendas de cimento para o mercado interno brasileiro em abril de 2014 atingiram 5,6 milhões de toneladas, com queda de 4,9% em relação a igual mês do ano anterior.
As vendas do período janeiro a abril de 2014 alcançaram 22,8 milhões de toneladas. Na comparação com o mesmo período de 2013, apresentaram crescimento de 3,3%.
As vendas acumuladas nos últimos doze meses (mai/13 a abr/14) atingiram 70,7 milhões de toneladas, com expansão de 3% sobre igual período anterior (mai/12 a abr/13). Na comparação por dia útil – melhor indicador da indústria por considerar os números de dias trabalhados e efeitos sazonais que têm forte influência no consumo de cimento – as vendas de fevereiro tiveram expansão de 0,8 % sobre fevereiro de 2013.
No período janeiro e fevereiro de 2014 foram vendidas 11,5 milhões de toneladas no mercado interno, com crescimento de 8,7% sobre igual período de 2013. Por dia útil, esse incremento foi de 4,0%.
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário