terça-feira, 22 de setembro de 2015

Operação Carro-pipa será ampliada para a zona urbana, diz Governo


No dia 28 deste mês, o Rio Grande do Norte vai renovar o decreto de emergência por mais 180 dias por conta da situação crítica causada pela seca. O plano de enfrentamento custará cerc de R$64 milhões, conforme aprovado pelo Ministério da Integração

Nesta segunda-feira (21), o Governo do Estado apresenta novas ações de combate à seca a 19 prefeitos de municípios em colapso. 

De acordo com o Governo, na reunião de hoje será tratado o plano de distuibuição de carros-pipas para abastecer os municípios. 

"A Operação Carro-pipa será ampliada para as Cidades. Até agora, atendia apenas as zonas rurais e distribuição é feita pelo Exército", informou o Governo. 

O Governo do RN informou que "Agora o Estado passa a atender os municípios na zona urbana, colacando água nos chafarizes ou caixas d"agua, próximos à população". 

Atualmente, 153 municípios do RN estão em situação de emergência de abastecimento, sendo que 9 estão em colapso. " A violência das secas chegou as cidades", disse o Governo em um tweet. 

Para tentar solucionar o problema da seca a médio e longo prazo, o Governo do RN afirma que duas grandes obras estão em andamento, sendo elas: a barragem de Oiticica e a Transposição do Rio São Francisco. 

A Barragem de Oiticica custava cerca de R$31 milhões e a obra deve ser concluída em dezembro de 2016. 

Grande parte dos reservatórios do Estado se encontram abaixo do seu nível de capacidade. Como é o caso da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, que está com menos de 28% de sua capacidade total que é de 2,4 milhões de m³. 

A mesma situação pode ser percebida nos reservatórios Açude Itans, em Caicó, Gargalheiras, em Acari, Barragem de Santa Cruz, em Apodi, e outros. 

Neste ano, o único açude que registrou sangria foi o açude Pataxó, em Ipanguaçu.

Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário