Na edição do próximo dia 28 do Diário Oficial do Estado será publicada a renovação do estado de emergência por mais 180 dias dos 153 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca.
A informação foi confirmada pela secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Cunha Mendes, ao Portal G1RN.
Este número representa mais de 90% dos municípios que atravessam a crise hídrica no estado. Segundo o G1, 122 destes municípios estão sendo abastecidos por caminhões-pipa, 35 fornecem água aos moradores por meio de rodízios e 11 estão em colapso no abastecimento. O governo do estado disse que esta é a maior seca dos últimos 100 anos e os prejuízos já somam R$ 3,8 bilhões.
Tatiana Cunha ainda informou ao portal natalense que nesta segunda-feira, 21, os prefeitos das onze cidades que estão em colapso – Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias – vão se reunir com o Governo do Estado para detalhar o Plano de Enfrentamento da Seca.
Este plano contempla três principais pontos que são: equipar, perfurar e comprar matérias para poços; respeito à forragem e ração animal, principalmente para os pequenos agropecuaristas; e a utilização de carros-pipa.
Com informações do G1
De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário