quarta-feira, 27 de abril de 2016

Agentes encontram revólver dentro de cama de alvenaria em presídio do RN

Arma foi achada nesta terça (26) na Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró.
Além da arma, 21 munições foram apreendidas e entregues à Polícia Civil.


DA REDAÇÃO COM G1 RN

Durante uma revista realizada na manhã desta terça-feira (26), agentes encontraram um revólver calibre 32 e 21 munições escondidos dentro de uma cama de alvenaria na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a direção, a descoberta foi feita na manhã desta terça-feira (26) durante uma revista.

Segundo a diretora da unidade Aurivaneide Lourenço, a arma foi apreendida durante uma revista de rotina na cela 3 do pavilhão 5. Os presos abriram um buraco em uma das camas de alvenaria da cela para esconder o revólver.

Ainda de acordo com a diretora, os agentes já haviam recebido informações sobre a existência de arma dentro da unidade. Além do revólver, um recipiente com 21 munições também foi apreendido na cela. A arma não estava municiada.

Segundo a diretora, o dono da arma ainda não foi identificado, mas uma sindicância interna vai ser instaurada para identificar quem era o dono e como ela entrou no presídio. O revólver foi entregue à Polícia Civil.

Armas em presídios
No dia 17 de janeiro, um preso atirou contra um agente penitenciário e um policial militar que faziam a guarda do Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte de Natal. Os disparos atingiram um dos braços do agente e o colete do PM (o vídeo acima mostra o momento que o preso faz os disparos).

A direção explicou que o um dos detentos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do preso , os agentes foram rendidos. Após os disparos, dois presos fugiram da unidade. O agente baleado já se recuperou do ferimento. Os fugitivos, no entanto, continuam foragidos.

Arma, munições e droga foram encontradas no pé do muro da penitenciária (Foto: Divulgação/PM)Arma, munições e droga foram encontradas no pé
do muro da penitenciária de Alcaçuz
(Foto: Divulgação/PM)
Três dias antes, policiais militares da Força Nacional já haviam encontrado um revólver, 20 munições e um tablete de maconha nas proximidades da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior prisídio do estado. O material estava no pé do muro, entre duas guaritas. Alcaçuz fiza em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Mais recentemente, no dia 12 de fevereiro, agentes do Presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo a Alcaçuz, encontraram um revólver. A arma, e mais 30 munições, estavam dentro de uma lixeira.

Calamidade
O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais seis meses o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição do dia 17 de março deste ano no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário