domingo, 28 de janeiro de 2018

América faz 3 a 0 no ABC, recupera a liderança do primeiro turno e dá passo importante rumo ao título

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

A festa do América foi completa no primeiro encontro contra o ABC na temporada. A equipe venceu o clássico por 3 a 0, recuperou a liderança que havia perdido para o rival na rodada passada e, de quebra, passou a ser o melhor clube em todos os critérios dentro da Copa Cidade do Natal. Os gols foram marcados por Cascata, Guilherme e Adriano Pardal. 

O jogador Cascata comemora o primeiro gol da equipe alvirrubra
O jogador Cascata comemora o primeiro gol da equipe alvirrubra 

É como líder isolado e muito próximo de confirmar a conquista do título do primeiro turno, garantir uma vaga na final do Estadual, que o Alvirrubro esquecerá a competição local para realizar sua estreia na Copa do Brasil, onde na próxima quarta-feira, enfrenta a equipe do Tubarão, em Santa Catarina. Enquanto o ABC, tenta se recuperar da derrota, enfrentando o Globo, no Frasqueirão, pela Copa do Nordeste.

Com mais facilidade para chegar ao ataque, pelo fato de ter descoberto os espaços na defesa americana, o ABC começou o jogo ameaçando mais o gol adversário, sentindo o problema de sua equipe, que não conseguia encaixar direito a marcação ao Alvinegro, o treinador Leandro Campos foi tentando corrigir o posicionamento de sua linha de marcação com a bola rolando mesmo. Mas ainda assim, depois de escapar pela esquerda, Wallyson descolou um belo cruzamento, que Matheus desviou, mas não ganhou a direção que ele queria.

Mas o América aos poucos foi encaixando a marcação e melhorando a saída de bola e respondeu também com uma boa jogada, quando Tardelli dominou uma bola na área, venceu marcação e tocou para Pardal, que perdeu um gol feito. No ataque seguinte, o árbitro Pablo Ramon marcou pênalti depois que Danilo cruzou, a zaga se atrapalhou, Pardal bateu para o gol e Petter salvou com a mão. Além de cometer o pênalti o lateral abecedista recebeu cartão vermelho. Na cobrança, Cascata deslocou Edson para fazer América 1 a 0, aos 14 minutos.

Guilherme marcou o segundo gol para o time americano
Guilherme marcou o segundo gol para o time americano 

O segundo gol não demorou a acontecer, o América que tomou conta da partida com a vantagem de um homem dentro de campo, usou o toque de bola, novamente pela esquerda, para envolver a marcação alvinegra, até que Danilo mais uma vez cruzou e o lateral-direita Guilherme, como centroavante, surgiu para empurrar a bola para dentro do gol, aos 30 minutos.

Com uma boa vantagem assegurada, o Alvirrubro aumentou a tranquilidade no toque de bola, mas o ABC conseguiu criar uma boa oportunidade de diminuir num lampejo de Wallyson, que passou como quis pelo seu marcador e cruzou para Matheus, que não conseguiu marcar na segunda vez que ficou de cara com o gol adversário.

Depois do susto, o jogo continuou sobre o controle americano, timidamente o ABC foi buscando se adaptar a nova realidade da partida e arriscar sair um pouco mais para o ataque, mas a única saída de escape era com Wallyson, pela esquerda, uma vez que o lado direito estava completamente dominado pelos defensores alvirrubros. No minuto final, Anderson Pedra ainda conseguiu acertar uma bola na trave americana, após receber passe de Tonhão, numa subida para o ataque.

Em um primeiro bem disputado, o América sai na frente do placar: 2 a 0
Em um primeiro bem disputado, o América saiu na frente do placar: 2 a 0 

Na busca de reordenar o ABC e dar além de poder de marcação pelo lado esquerdo, melhorar a velocidade no ataque, Ranielle Ribeiro mexeu duas vezes no intervalo. Tirou Anderson Pedra e Matheus para colocar Samuel e Jorge Eduardo. Mas o América não deu muito tempo para esperar se a tentativa iria mudar o panorama da partida, logo aos 3 minutos, numa cobrança de falta pela esquerda, Cascata ergueu a bola na área, e depois de um bate-rebate Adriano Pardal apareceu para fazer 3 a 0.

Em se tratando de um clássico o placar já estava elástico demais e um tanto vexatório, com isso o ABC foi para cima atrás de reduzir a diferença, chegou a criar duas boas oportunidades, mas não foi feliz. Vendo que o adversário estava se mandando todo, inclusive subindo sua linha de zaga, Leandro Campos trocou o volante Jonathas pelo centroavante Tadeu e abriu Matheusinho e Pardal nas duas extremas. 

Num contra-ataque em que levou a bola dominada da intermediária até a área do ABC, Cascata perdeu uma boa oportunidade de ampliar o placar. Depois Edson apareceu bem num chute de Tadeu, de dentro da área. Fora um ou outro susto, o América conduziu o clássico da forma como bem quis, sem diminuir o ritmo ofensivo, principalmente nos dez minutos finais, quando o cansaço começou a castigar mais a equipe abecedista.

Enquanto o nível de futebol era bom, entro de campo, nas arquibancadas as duas torcidas continuavam mostrando o motivo do clássico vir perdendo público. Com show de provocações e tentativas de tumulto, que a PM conseguiu impedir.

Ficha técnica
América: Thiago Braga, Guilherme (Nem/Richardson), Negretti, Tiago Sala e Danilo; Róbson, Jonathas (Tadeu), Juninho Tardelli e Cascata; Matheusinho e Adriano Pardal. Técnico: Leandro Campos.

ABC: Edson, Arêz, Tonhão, Cleiton (Vitinho) e Petter; Anderson Pedra (Samuel), Felipe Guedes, Erivélton e Fessin; Matheus (Jorge Eduardo) e Wallyson. Técnico: Ranielli Ribeiro.

Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves.
Gols: Cascata/AME (14’/1ºT) e Guilherme/AME (30’/1ºT), Adriano Pardal/AME (3’/2ºT)
Público: 9.178 torcedores
Renda: R$ 237.755,00
Local: Arena das Dunas

Nenhum comentário:

Postar um comentário