sexta-feira, 30 de março de 2018

Chuvas se intensificam no RN

Da redação
Com informações da TRIBUNA DO NORTE

Pelo menos quatro municípios do Rio Grande do Norte registraram mais de 100 milímetros de chuvas entre a manhã de quarta-feira (28) e o início da noite de quinta-feira (29) no Rio Grande do Norte, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que tem 67 estações climáticas em quarenta e seis municípios considerados vulneráveis pela Defesa Civil. 
Tempo fechado prenunciava dia de transtornos em Natal, mas as chuvas foram moderadas. Entre oito da manhã e oito da noite a média foi de 20 milímetros
Tempo fechado prenunciava dia de transtornos em Natal, mas as chuvas foram moderadas. Entre oito da manhã e oito da noite a média foi de 20 milímetros 

Baía Formosa, no Litoral Sul, a 98 quilômetros de Natal, acumulava ontem 208,5 milímetros. Até então, a estação havia registrado menos de 10 milímetros em março. O acumulado em 34 horas – 8h da manhã de quarta-feira às 18h de quinta-feira – representa o mesmo volume registrado pela Emparn no mês de fevereiro, que foi o mais chuvoso do ano.

Imagem de satélite mostra RN encoberto por nuvens de chuvas
Imagem de satélite mostra RN encoberto por nuvens de chuvas 

Em Canguaretama foram 168 milímetros no posto de monitoramento de Cunhaú e 136,6 no da cidade. Em São José de Mipibu, as chuvas no período acumularam 142,9 milímetros e em Goianinha, 114. Em Natal choveu 111,1 mm em Neópolis e 97,4 nos Guarapes. Nos demais postos, as chuvas variavam de 38 a 75 mm. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, que fica no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), registrou 112 milímetros.

Em consequência do ponto facultativo abrindo o feriadão da Páscoa, a Emparn não divulgou o Boletim Pluviométrico de ontem, mas nas redes sociais havia informações de chuvas entre 50 e 70 milímetros em diversos municípios do Oeste. 

Sem sol, praias da zona leste ficam vazias durante a manhã
Sem sol, praias da zona leste ficam vazias durante a manhã 

Em Jucurutu, a chuva de ontem alagou ruas e chegou a invadir casas no bairro Santa Isabel. Também havia informações de ruas alagadas na cidade do Assu. Imagens de satélite das 17h45 mostravam forte atuação da Zona de Convergência no Norte do Nordeste. No Rio Grande do Norte não havia um quilômetro quadrado que não estivesse coberto de nuvens de chuvas. O Ceará estava 80% encoberto e na Paraíba, a concentração era maior nas regiões de rios que correm para o Piranhas.

Chuva e pista escorregadia na volta do trabalho para casa
Chuva e pista escorregadia na volta do trabalho para casa 

Em Natal, as chuvas caíram ao longo do dia sem, no entanto, causar grandes transtornos para o trânsito. Sem sol, as praias da zona leste ficaram vazias. Na volta para casa, atenção redobrada com a pista escorregadia. A Defesa Civil esteve de prontidão, mas somente cinco ocorrências foram registradas, sem grandes riscos. A mais grave foi a abertura de uma cratera no bairro do Pajuçara, na zona Norte de Natal. As tubulações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Caern) e do sistema de drenagem se romperam na rua Trovador Carlos Gomes da Siqueira e aumentou um buraco existente. A Caern e a Secretaria de Obras foram chamadas para fechar os registros e reparar os tubos. 

Mor Gouveia 
Local de constantes alagamentos e prejuízos para moradores e comerciantes, no cruzamento da avenida Mor Gouveia próximo à rua São José, o problema parece estar perto do fim. O secretário da Semov, Tomaz Neto, garantiu que até o início de maio as obras de drenagem no local serão concluídas. “Retiramos areia e limpamos o canal. A água está correndo bem na galeria. O sistema de bombeamento auxilia, mas só a obra completa vai resolver completamente o problema”, explicou Tomaz Neto. 

Em audiência de conciliação solicitada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) , em 15 de março, a a Prefeitura do Natal assumiu o compromisso de apresentar, até 6 de abril, o cronograma efetivo para a conclusão das obras de drenagem da região que compreende as avenidas Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, São José e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário