Com informações da TRIBUNA DO NORTE
Sinônimo de esperança e fé para o sertanejo, o dia de São José, comemorado nesta segunda-feira (19), é marcado por festividades e solenidades religiosas em Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. Este ano, o lema da festa é “São José, inspira-nos a ser sal da terra e luz do mundo”. Em frente à igreja matriz, construída no século 19, fiéis agradeciam ao santo padroeiro da cidade.
Fiéis acreditam que chuvas no dia de São José são sinais de bom inverno
A data carrega um significado especial para o sertanejo nordestino. Segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta.
O Dia de São José é carregado de esperança para o agricultor Francisco Luiz de Moura, 68 anos. Nas primeiras horas da manhã, o idoso pegou um ônibus de Itajá até Lages. Há décadas, Francisco cumpre a tradição de agradecer pela colheita do ano anterior e pedir um “bom inverno” a São José. “O certo é plantar no dia do padroeiro”, frisou o agricultor, que espera uma boa safra para este ano. “Até agora tem chovido. Vamos esperar os próximos meses”, disse.
Nos últimos dez dias ocorreram celebrações de novenário, missas, recitação do terço e Ofício de Nossa Senhora. Hoje, em Angicos, a programação é dedicada ao santo padroeiro da cidade. Às 6h ocorreu a missa dos devotos do pai terreno de Jesus Cristo, presidida pelo pároco padre Severino Neto.
Logo mais, às 9h, ocorrerá a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; às 16h, procissão com a imagem de São José, pelas principais ruas da cidade, culminando com missa, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.
História
São José é um dos santos mais populares da igreja católica, tendo sido proclamado “protetor da igreja católica romana; por seu ofício, “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade a sua esposa, Maria, a mãe de Jesus, “padroeiro das famílias”, sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário