segunda-feira, 15 de julho de 2019

Governo Federal prepara cessão onerosa de óleo e gás na Bacia Potiguar

O Rio Grande do Norte tem áreas que foram incluídas no programa de desestatização, que prevê privatização e cessão onerosa, do Governo Federal nos setores de petróleo e gás. As cessões onerosas incluem a Baciaia Potiguar para exploração de óleo e gás. O modelo será o que concede a exploração ao grupo empresarial que ofereça o maior valor de outorga e bônus de assinatura. As informações foram publicadas neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo.                                                                                               
Reprodução

Não há estimativas específicas para quanto o governo federal pretende arrecadar e garantir de investimentos na Bacia Potiguar. A reportagem destaca que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já avisou que agora será a vez de acelerar as privatizações, conduzidas até hoje em marcha lenta, para evitar “marolas” que pudessem comprometer as mudanças na Previdência. 

O programa de privatização de Paulo Guedes é ambicioso. Se for concretizado, ainda que parcialmente, promete mudar o perfil da economia do País. Um levantamento realizado pelo jornal indica que o programa de desestatização do governo poderá render até R$ 450 bilhões. 

O resultado inclui 132 participações acionárias diretas ou indiretas da União, com potencial para negociação pulverizada no mercado ou em bloco, e os valores mínimos de outorga da cessão onerosa de áreas do pré-sal e de duas rodadas de licitações de petróleo e gás natural, que devem ocorrer ainda neste ano. Esta última deve incluir a Bacia Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário