quinta-feira, 18 de julho de 2019

Polícia: Pistoleiro temido no Vale do Açu é preso na cidade de Macapá, no Amapá

Teofinho Fonseca, entre vários outros, é condenado a 28 anos de prisão e indenização de 80 mil por um duplo homicídio triplamente qualificado em Ipanguaçu, que teve como vítimas os comerciantes Célio Ambrósio e José Junior Gonzaga, no ano de 2010

Da redação 
Com informações do Mossoró Hoje
Membro de uma quadrilha de pistoleiros mais temida no Oeste do RN, sendo responsável por pelo menos 14 assassinatos por encomenda na região do Vale do Açu, foi preso nesta quarta-feira, dia 17, na cidade de Macapá, no Estado do Amapá.

Teófilo Dantas Fonseca, hoje com 28 anos, o Teofinho Fonseca, quando atuava matando por dinheiro no Vale do Açu, tinha entre 16 e 19 anos. Um dos últimos crimes que praticou na região, foi um duplo homicídio, triplamente qualificado no Centro da cidade de Ipanguaçu.

Este crime brutal aconteceu no dia 19 de janeiro de 2010, às 19h30, na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, Centro, na Ipanguaçu/RN, e teve como vítima os comerciantes José Júnior Gonzaga Lopes, na época com 33 anos, e Célio Ambrósio Alves de Araújo, com 36 anos.

Teofinho não agia só. Seus crimes eram sempre planejados. Tinha como parceiros do crime Fábio de Lima Fonseca, Francisco Joalisson Pimentel da Silva e Francimar Paulino da Silva. Após cometerem o duplo homicídio por dinheiro em Ipanguaçu, fugiram para Assu.

Para não levantar suspeitas, os pistoleiros realizaram suas reuniões para dividir as pagas ou planejar outros crimes dentro de um carro. Numa destas reuniões, dia 25 de janeiro de 2010, seis dias após o duplo assassinato em Ipanguaçu, os quatro foram presos dentro do veículo.

A notícia foi dada pelo portal Nominuto.com.

Veja mais
Estavam todos armados. Negaram o crime. O delegado Normando Feitosa, de Assu, havia tomado depoimentos que apontavam para os suspeitos, porém, a única prova material possível era o exame balístico nas armas em comparação as munições retiradas dos corpos. 

O resultado destes exames foi divulgado no mês de março de 2011, sendo positivo. Ou seja, as armas apreendidas com os pistoleiros no dia 25 de janeiro de 2010 haviam sido as mesmas usadas seis dias antes para matar José Junior e Célio Ambrósio.

Nominuto.com noticiar este fato.

Veja mais
Devido ao grau de periculosidade dos réus, a Justiça Estadual transferiu (desaforou) o Tribunal do Júri Popular para Natal. Este julgamento aconteceu no dia 22 de abril de 2015, tendo o juiz Geomar Brito de Medeiros presidido o Tribunal do Júri Popular. 

Após debates, os dois pistoleiros que haviam sido flagrados com as armas usadas para matar os dois comerciantes, restaram condenados conforme segue:

Teófilo Dantas Fonseca, o Teofinho, pegou 15 anos por cada crime. Como tinha menos de 21 anos, o juiz deixou a pena em 28 anos de prisão. Além de cadeia, o réu também foi condenado a pagar multa de R$ 40 mil a família de cada uma das vítimas.

Francimar Paulino da Silva restou condenado a 15 anos de prisão por cada homicídio. Neste caso, não havia nada no processo que pudesse aumentar ou diminuir a pena, restando o réu condenado a 30 anos de prisão, além da multa de R$ 40 mil para cada uma das famílias.

Os outros dois réus não foram levados a Júri por falta de provas.

Francimar e Teofinho não compareceram ao júri. Nesta quarta-feira, no horário da manhã, Teofinho foi localizado e preso, através de uma cooperação de informações entre policiais do RN e do Amapá, prenderam o pistoleiro na cidade de Macapá.

Teofinho estava armado com um revólver calibre 38, municiado, mas não reagiu a voz de prisão. Usava documento falso (nome do irmão) e tentou enganar os policiais. O próximo passo será transferir o pistoleiro para o cumprimento da pena no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário