quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vivo traça estratégia para avançar no mercado do NE

Sara Vasconcelos - repórter

A operadora de telefonia Vivo Telefônica anunciou ontem a pretensão de abocanhar uma fatia maior do mercado nordestino e no Rio Grande do Norte, estado em que fincou bandeira há pouco mais de dois anos. A expectativa é saltar dos atuais 6,7% para 20% na região e, no RN, de 4,77% para 10% até 2012. A aposta da companhia está em um novo plano - o Vivo Ilimitado Sempre - lançado na manhã de ontem e que começa a operar a partir de hoje em 401 municípios da região - dos quais 291 com sinal 3G.

Para isso, a operadora comprou frequências no leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em dezembro do ano passado, o que permitiu passar a operar em 1.800 Mhz, em sistema 2G. A operadora investiu mais de um R$ 1 bilhão na ampliação da rede, entre 2008 e 2011. De acordo com a empresa, a frequência - em 2G, já em uso por outras operadoras - permitirá que ofereça, com exclusividade, um chip capaz de ser usado em qualquer aparelho GSM (não apenas os comercializados pela operadora). A tecnologia permite maior capacidade e qualidade do tráfego de voz. Em termos práticos, evita falhas e interrupção de chamadas de longa duração.

A campanha de chamada ilimitada "para marcar essa nova fase e garantir a entrada maciça da marca na região Nordeste, à exemplo do que ocorre no restante do país", explicou o presidente da Telefônica Brasil Antônio Carlos Valente, será específica aos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará e Paraíba. As informações foram passadas em videoconferência transmitida a partir de Recife para os demais Estados. O presidente assegurou que foram feitos investimentos não só em frequência e rede, como em aparelhos, suporte técnico, serviços e logística para atender a demanda.

Antônio Carlos Valente se recusou a comentar sobre projetos relacionados a Copa do Mundo de 2014 e especificamente, sobre os preparativos para a chegada da tecnologia de 4G. "Este assunto será abordado em momento oportuno. Hoje (ontem) estamos trabalhando no lançamento desse produto, que é o Vivo Ilimitado Sempre", disse.

MERCADO

A operadora, que pertence aos grupos Portugal Telecom e Telefônica, é líder no mercado brasileiro com 83 milhões de clientes. No RN, detém 4,77% do mercado, ou seja, 178.447 do total de 3.737.581 celulares em operação, de acordo com dados da Anatel, referentes ao último mês (setembro). Em setembro de 2010, a operadora tinha 116.080 clientes no estado, o que lhe rendia participação no mercado de 3,77%.

O gerente regional, Elson Fábio Rodrigues, destaca que nos últimos dois meses, o crescimento de ativações no RN foi motivado por estratégia de troca de chips de outras operadoras. "É um mercado promissor, o potiguar, e esperamos um incremento para 10% na participação do mercado, a partir desse novo plano, para os próximos anos", avaliou. Este ano, a Vivo Investiu cerca de R$ 12 milhões em ações no Rio Grande do Norte.

O lançamento do novo plano em Natal terá o jogador de futebol Vampeta, na loja do Midway Mall. Dos 37 municípios com cobertura Vivo no Estado, apenas Pau dos Ferros e Areia Branca não contarão com a tecnologia a partir de hoje. A previsão para operação é até 3 de novembro.

A promoção será válida por ano, a partir da adesão gratuita. Os usuários pré e pós-pago poderão fazer chamadas ilimitadas e enviar torpedos, por R$ 0,25 por dia, para qualquer celular da operadora no país, desde que o usuário tenha crédito de R$ 7,50 por mês.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário