segunda-feira, 4 de março de 2013

Professor de física de Umarizal concorre a prêmio da USP

Carla Albuquerque / Da Redação 

O professor de física José Everton Pinheiro Monteiro da Escola Estadual 11 de Agosto em Umarizal concorre ao prêmio professor destaque durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia Febrace. 

Em função do desempenho, como orientador de projetos de iniciação científica, o professor disputará o prêmio com outros nove professores de diferentes instituições de ensino do País, em cerimônia que acontecerá no próximo dia 16 de março, em São Paulo. 

O professor participou, no ano passado, da 10ª. Febrace, como orientador do projeto Energia Eólica – Energia do Futuro. O mesmo projeto representou o Brasil, na 1ª. Feira de Empreendimentos Produtivos, Ciência e Tecnologia do Equador, em Ambato e foi classificado em primeiro lugar. “É motivo de orgulho e satisfação para nós do interior do RN fazer ciência. Observamos que o método científico faz com que o aluno seja o autor do seu aprendizado. A escola já levou cinco projetos para a Febrace, o que reforça o potencial de nossos estudantes”, destacou José Everton. 

Este ano, alunos de José Everton serão responsáveis pela exposição, na 11ª. Febrace, dos projetos Gravitação Universal - Newton e o peso dos corpos e Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação. O trabalho sobre eletrofloculação foi premiado com vaga oferecida pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (REDE POC) e será apresentado no London International Youth Science Forum (www.liysf.org.uk), a ser realizado de 24 de julho a 7 de agosto próximo, no Imperial College, em Londres. 

De acordo com os organizadores do evento, o Prêmio Professor Destaque tem como objetivos reconhecer os esforços do professor na orientação e acompanhamento de estudantes, realizando projetos de ciências ou de engenharia; construir uma base de compartilhamento de experiências comprovadas, com professores de diferentes partes do país e estimular outros professores a se envolverem em atividades voltadas à preparação e acompanhamento destes estudantes.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário