Nesta sexta-feira (16), em Caicó, a Governadora Rosalba Ciarlini visitou o local onde estão sendo construídas três lagoas que farão parte do novo sistema de tratamento de esgoto da cidade.
Com a estação será possível dar o tratamento adequado para os efluentes, beneficiando as zonas Central e Norte da cidade. O serviço está sendo executado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), dentro do plano de ação do Programa Sanear RN. E até o momento 90% do previsto no cronograma da obra já foi executado.
Da população total de 64 mil pessoas de Caicó, apenas 9% dos esgotos recebem coleta e tratamento. Realidade que em breve vai mudar com a previsão de entrega da obra para 90 dias.
Estão sendo investidos R$57,8 milhões para ampliar o esgotamento da cidade chegando a 77% de esgoto coletado e tratado, com um total de 24 mil pessoas beneficiadas.
Água
Em seguida, a Governadora visitou um trecho da obra de duplicação do sistema adutor Manoel Torres, que vai proporcionar segurança no abastecimento de água para Caicó e também para as cidades de São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Serra Negra.
Com a ampliação, mesmo que o açude Itans entre em colapso, será possível ter água de boa qualidade para a região. O projeto tem investimento de R$ 59,4 milhões do PAC Semi-Árido (Ministério das Cidades/OGU) e também vai ampliar a rede de distribuição de água. A estrutura atual de captação do Sistema Manoel Torres e a Estação de Tratamento de Água (ETA) passarão a atender exclusivamente Jardim de Piranhas, onde está localizada.
As cidades de São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra e Caicó vão receber água da nova estrutura de adutora, transportando a água para tratamento na ETA de cada uma das cidades. Especificamente para Caicó será ampliada a ETA do Itans.
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário