sexta-feira, 3 de julho de 2015

Técnicos da TAM realizam visita técnica ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante

O objetivo é analisar as condições oferecidas pelo Rio Grande do Norte para a escolha da instalação do “hub” da empresa.

Da redação, no minuto
Divulgação/Assessoria
No final da visita, representantes da Latam afirmaram que gostaram das instalações e da capacitação do aeroporto.
Técnicos da TAM e representantes do Poder Público estiveram na manhã de ontem (2) no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O objetivo da visita é analisar as condições oferecidas pelo Rio Grande do Norte para a escolha da instalação do “hub” (centro de conexões) da empresa. O RN concorre com outros dois estados: Pernambuco e Ceará. 

Na ocasião, os técnicos receberam as propostas por parte do Executivo para demonstrar que o Estado potiguar é a opção mais viável para a empresa. 

Além do projeto para reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra e manutenção de aeronaves e o serviço de “catering” (aquisição de provisões e alimentos), a equipe técnica da Tributação do Governo apresentou ainda a possibilidade de conseguir em negociação com a Petrobras um valor mais acessível no Querosene para Aviação (QAV) produzido na refinaria de Guamaré.Os técnicos da TAM analisaram também o andamento das obras dos acessos Norte e Sul ao aeroporto em São Gonçalo do Amarante. O diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Ernesto Fraxe, acompanhou a comitiva e explicou que a previsão para o término dos acessos é ainda em 2015 para o Norte e no ano seguinte para conclusão do acesso Sul. 

O Governador Robinson Faria participou da reunião com os representantes da Latam e disse que o Rio Grande do Norte tem todas as condições de atender as necessidades da companhia aérea para instalar o seu HUB no Estado. “Temos as melhores condições técnicas, operacionais, logísticas e econômicas para vir a sediar o centro de distribuição da TAM”, afirmou o governador acrescentando que o apoio à indústria do Turismo é prioridade da administração estadual. 

Robinson Faria destacou a posição geográfica estratégica, localizado no ponto das Américas mais próximo à Europa e à África, “isso significa otimização de tempo e custos para voos nacionais e internacionais”, explicou, e enfatizou as ações de Governo que se constituem num grande diferencial competitivo a favor do RN: “Sediamos a refinaria Clara Camarão que produz querosene de aviação, garantindo o suporte necessário à demanda e temos o preço do combustível reduzido com a redução fiscal já adotada pelo Governo”. 

A Latam enviou para a visita técnica ao aeroporto de São Gonçalo o gerente de projetos, Tiago Lopes, o analista de projetos, Cássio Martins, a consultora Magda Lutterbach e o consultor externo da TAM, Mark Ahasic. Eles foram recebidos pelos secretários de Planejamento do Governo, Gustavo Nogueira, de Infraestrutura, Jáder Torres, de Tributação, André Horta, Turismo, Ruy Gaspar, do Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Cordeiro, de Comunicação, Juliska Azevedo, o diretor geral do DER, general Jorge Fraxe, o diretor geral do Idema, Rondinelle Oliveira. Também participaram os prefeitos de São Gonçalo e Macaíba, Jaime Calado e Fernando Cunha e secretários dos dois municípios. 

No final da visita, representantes da Latam afirmaram que gostaram das instalações e da capacitação do aeroporto para ofertar os serviços que serão demandados para operação do HUB. Robinson Faria ainda ressaltou que “o Governo do Estado está plenamente engajado para a instalação do HUB em seu território e que este não será apenas mais um investimento, mas uma prioridade, vez que, com a escolha do Rio Grande do Norte, o Estado passará a ter um dos principais vetores do desenvolvimento que é o transporte aéreo e toda a cadeia das atividades econômicas que ele atende”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário