sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Segurança: Governo do RN renova pedido por presença de tropas federais

Da redação com Tribuna do Norte
Por Luiz Henrique Gomes e Mariana Ceci
Repórteres

Oito dias após o pedido de envio das Forças Armadas para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria (PSD) reiterou a solicitação à Presidência da República nesta quinta-feira (28). Agora, o governador aguarda uma resposta do presidente Michel Temer, que vai autorizar ou não a presença de tropas federais para reforçar a segurança no Estado, que desde o dia 19 está com suas forças policiais Militar e Civil parcialmente paralisadas em função da Operação Padrão, por atraso de salários e falta de condições de trabalho. 

Integrantes da Força Nacional estão em Natal reforçando o patrulhamento nas ruas e deve ter mais 30 homens neste fim de semana
Integrantes da Força Nacional estão em Natal reforçando o patrulhamento nas ruas e deve ter mais 30 homens neste fim de semana 

Durante a noite de ontem, o Ministério da Justiça já anunciou o envio de mais 30 policiais da Força Nacional para reforçar a segurança nas ruas do Estado. Eles vão se somar aos 70 que já foram enviados pelo Governo Federal na última sexta-feira (22) e que já estão patrulhando as ruas da capital potiguar. A Força Nacional está presente no Estado desde 2015, e já havia recebido um reforço de agentes em janeiro deste ano, quando o contingente passou para 120 homens, durante a rebelião no presídio de Alcaçuz. Com o novo reforço autorizado pelo Ministério da Justiça, o RN vai passar a contar com um total de 220 agentes da Força Nacional. 

Questionada na manhã desta quinta-feira sobre a situação das tropas armadas, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN (Sesed) se limitou a informar que não recebeu resposta do Ministério da Defesa. Por meio de uma rede social, o governador Robinson Faria afirmou, no início da noite desta quinta-feira, que aguarda “a qualquer momento, a confirmação da chegada do Exército para garantir a segurança da população do RN". 

A TRIBUNA DO NORTE também obteve a informação de que nesta sexta-feira, o ministro Raul Jungmann, se reuniria com o Estado-Maior, para avaliar se o RN reúne as condições para o emprego das Forças Armadas.

O senador Garibaldi Filho (MDB) também informou por meio de nota que teve contato com o presidente Michel Temer para apelar o envio da tropa do Exército. “O RN nunca viveu uma situação tão crítica na segurança pública, o que torna imprescindível a ajuda Federal. Acabo de manter novo contato com o presidente Michel Temer e apelei para o envio de reforço na segurança, colocando os homens do Exército nas ruas de Natal. O presidente se comprometeu em chamar o ministro Raul Jungmann para analisar o apelo. Já comuniquei ao Governo do Estado meu apelo”, afirma a nota do senador.

O deputado federal Fábio Faria (PSD), filho do governador Robinson Faria, também protocolou documento ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, e ao presidente da República, Michel Temer, reforçando o pedido para o envio das tropas ao RN. “Reforçamos o pedido para que seja oferecido imediato apoio das Forças Armadas do Estado do Rio Grande do norte”, afirma o documento.

O documento do Governo do Rio Grande do Norte, enviado no dia 20 ao Governo Federal, argumentava que o movimento iniciado por servidores da segurança do Estado tem comprometido a normalidade do serviço público. Na Polícia Militar cerca de 80% do contingente está em sistema de 'aquartelamento' e mantém a decisão de só sair às ruas se equipamentos e viaturas estiverem em ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário