Com informações da Tribuna do Norte
O concursos para as polícias Civil e Militar não serão lançados. Apesar da expectativa de que fossem realizados em 2018, o Governo do Estado informou que os certames estão suspensos devido à crise financeira. A informação foi dada pelo secretário de Administração do Estado, Cristiano Feitosa. No caso da Polícia Civil, não há sequer previsão para que ele ocorra.
Concurso da Polícia Militar é suspenso
Em dezembro de 2017, o Governo informou que realizaria os concursos neste ano. Porém, somente o que tem como objetivo preencher vagas na Secretaria de Saúde teve o edital publicado, com previsão de contratação de 404 profissionais. Já para as polícias civil e militar, não haverá o certame neste momento.
Segundo o secretário Cristiano Feitosa afirmou em entrevista à TV Ponta Negra, na quinta-feira (11), a crise financeira fez com que o Estado suspendesse a publicação do edital para a Polícia Militar, que estava com edital previsto para dezembro de 2017. A expectativa era de que o concurso fosse realizado para preencher mil vagas.
Déficit da Polícia Civil é de mais de 3,5 mil profissionais
Já para a Polícia Civil, a expectativa era de edital neste ano e com previsão para 142 vagas, sendo 25 vagas para delegado, 106 vagas para agente e 11 vagas para escrivão de polícia. Contudo, Cristiano Feitosa disse que o concurso não tem mais previsão para ser realizado porque não há orçamento previsto para a Degepol para realizar esse concurso.
Necessidades
As polícias Militar e Civil estão com alto déficit de profissionais. No caso da PM, após 12 anos do último certame, a corporação tem cerca de 8.200 policiais na ativa, quando o efetivo ideal previsto em lei é de 13.466 militares, o que significa um déficit de 5.266 pessoas. Já na Civil, existe previsão legal para o preenchimento de 5.150 cargos, dos quais somente 1.534 estão ocupados. O déficit é de 3.616 profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário