quarta-feira, 27 de março de 2019

Água Nova: Secretaria de Assistência Social realiza primeiro Encontro Intermunicipal do SUAS

Da redação com PMAN
Por Secom

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Água Nova promoveu, nos dias 25 e 26, na Câmara Municipal, o 1° Encontro Intermunicipal de Assistência Social, Água Nova e Encanto, sob coordenação do Presidente do COEGEMAS/RN, Francisco Assis dos Santos (Touché).

O encontro reuniu na solenidade de abertura, o prefeito municipal, vice-prefeito, secretários, assessoria técnica, presidente do COEGEMAS e profissionais da Assistência Social de Água Nova e Encanto. O Prefeito Ronaldo Souza em sua fala, ressaltou a importância da capacitação, aprimorando os atendimentos aos usuários do CRAS.

Foram elencadas na capacitação as seguintes temáticas: Programa Bolsa Família, quanto a Gestão e Sistemas (Cadúnico, CECAD, SIG PBF E SICON). E teve como público alvo digitadores, entrevistadores, coordenador, gestor do programa bolsa família, gestor da assistência social, técnicos, responsável pelo acompanhamento do bolsa família na saúde, responsável pelo o acompanhamento do bolsa família na educação. Com objetivo de debater políticas referente ao Sistema único de Assistência Social (SUAS), buscando aprimoramentos de conhecimento pertinente.

SUAS

O SUAS foi criado a partir da Constituição Federal de 1988, dentro da política de Seguridade Social, que é composta pelo tripé: Saúde, como direito de todos; Previdência, de caráter contributivo e preventivo; e da Assistência Social, para os que dela necessitar, de apoio e proteção à população, com recursos e profissionais qualificados, visando garantir direitos, enfrentamento da pobreza e proteção das pessoas mais vulneráveis.

Criado em 2005, o SUAS foi pensado e planejado no compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo, principalmente o político e da fragmentação de ações, o sistema promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial.

Veja mais fotos clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário