sábado, 27 de setembro de 2014

Lançada cartilha Eleições 2014 com a participação de jovens eleitores

A cartilha responde as 65 perguntas mais frequentes, feitas pelos usuários aos serviços de informação disponibilizados pela Seção de Legislação.

Da redação
TSE
O material foi preparado para informar os mais diversos perfis de eleitores numa linguagem simples e objetiva.

A Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a segunda edição da cartilha “Eleições 2014: perguntas frequentes”. Desenvolvida pela equipe da Seção de Legislação (Seleg), a iniciativa visa aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos.

A cartilha das eleições de 2014 responde as 65 perguntas mais frequentes, feitas pelos usuários aos serviços de informação disponibilizados pela Seleg. Na publicação, o cidadão encontrará informações sobre as normas aplicáveis a cada situação, abordando temas como alistamento eleitoral, convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, coligações partidárias, entre outras. Ela traz ainda dicas para o dia da eleição e também esclarece o que é a biometria - tema de grande parte das dúvidas respondidas pela seção.

Segundo a chefe da seção, Cecília Montenegro Bugarin, o material foi preparado para informar os mais diversos perfis de eleitores numa linguagem simples e objetiva: “A Seleg limita-se a apenas responder os questionamentos mais frequentes, sem prestar assessoramento jurídico”, esclareceu.

A versão impressa da cartilha tem tiragem limitada, destinada à distribuição nos órgãos da Justiça Eleitoral e aos alunos e professores que visitam semanalmente o Museu do Voto, na sede da Corte Eleitoral, em Brasília. O principal canal de acesso e disseminação da cartilha é o portal do TSE. “Qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, pode acessar essas informações e tirar as suas dúvidas em torno dessas perguntas tão frequentes”, explicou Geraldo Campetti, secretário de Gestão da Informação do TSE.

Projeto piloto

O piloto do projeto foi publicado em 2012, por ocasião das últimas eleições municipais. A primeira cartilha foi distribuída aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a alunos das escolas públicas que participaram do programa educativo do museu do TSE, e na Ação Global de 2013. Com boa aceitação do público, a SGI decidiu lançar novas edições a cada eleição. “A cada ano eleitoral recebemos perguntas diferentes que não estavam previstas na edição anterior, e as compilamos na nova edição”, explicou Eveline Mesquita, coordenadora de Biblioteca da SGI.

Para acessar e baixar a cartilha, clique aqui ou siga o caminho: acessar o Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clicar em "Institucional", no canto direito da barra superior. Selecionar "Catálogo de publicações" e ir até a letra "E" clicando na letra ou rolando a página para baixo.

Fonte: no minuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário