quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cobertura de vacina contra aftosa atinge 98% da meta nacional

Foram vacinados 164,7 milhões de animais, de um total previsto de 168 milhões de cabeças.
Stênio Ribeiro, Agência Brasil

Cerca de 165 milhões de bovinos e bubalinos – 98,04% da previsão – foram imunizados contra febre aftosa na campanha nacional de vacinação da doença. Foram vacinados 164,7 milhões de animais, de um total previsto de 168 milhões de cabeças, informou hoje (19) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com base em dados dos serviços veterinários estaduais, os índices de imunização neste ano mantiveram-se estáveis em relação à campanha do ano passado, quando foram vacinadas 164 milhões de cabeças, com índice de vacinação de 97,63%. A campanha deste ano começou em março, no Pará, e terminou em junho, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Os estados com melhores índices de vacinação foram Rondônia (99,96%), Mato Grosso (99,82%) e Goiás (99,72%). No Acre, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia e em São Paulo foram vacinados só animais até 24 meses. A vacinação não ocorreu no Amapá, que tem vacinação apenas uma vez ao ano, e em Santa Catarina, zona livre de aftosa.

Com isso, estavam previstos para ser vacinados 168 milhões de cabeças na primeira etapa da campanha. Os 3 milhões de bovinos e bubalinos não imunizados na primeira fase ainda estão sendo vacinados. Na segunda etapa, iniciada no mês passado, o restante do rebanho será imunizado, exceto o de Santa Catarina. A vacinação prossegue até dezembro.

De acordo com a Coordenação de Febre Aftosa do ministério, a cobertura vacinal no país é satisfatória, decorrente do esforço governamental e da iniciativa privada, que executa a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário