quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Governador lança Projeto de Modernização que visa reforma administrativa no Estado


O governador Robinson Faria lançou na manhã de hoje (26) na Escola de Governo o Plano de Modernização de Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte que pretende inaugurar uma nova visão de médio e longo prazo para as ações governamentais dentro do conceito de governança. A partir de amanhã cem servidores públicos de diversas Secretarias de Estado farão um curso de capacitação pela empresa contratada, a Consultoria Publix para iniciar a prática dos três eixos centrais desse novo planejamento que, em outras palavras, trata de uma reforma administrativa.

"Pela primeira vez eu vejo um Governo que planeja, discute metas e insere, efetivamente, as necessidades da sociedade, não só para essa gestão como para as próximas gerações", disse o governador em seu discurso. Ele lembrou também que as ações que têm pautado o Governo do Estado são possíveis porque ele pôde fazer escolhas técnicas para compor a sua equipe e conclamou todos os servidores a participarem junto com ele desse “sonho” de “ousar” e fazer acontecer. “O Governo do impossível está mostrando que é possível, está dando certo e vai dar muito mais certo. Para isso, cada um terá de assumir o compromisso com suas responsabilidades”.

O projeto de Modernização da Gestão Pública do RN foi elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), em parceria com o Banco Mundial. De acordo com o titular da pasta, Gustavo Nogueira, o projeto governamental solicitado pelo governador visa ações efetivas sobre o que a sociedade realmente precisa. Durante sua explicação de como se estrutura o projeto, Nogueira fez questão de frisar diferenças entre medidas e metas: "Medidas são quando se compra 15 mil carteiras de sala de aula; metas são quando a gente planeja para melhorar os índices do Ideb", disse ele na intenção de explicar ao público - formado por servidores públicos de todas as Secretarias de Estado, bem como seus respectivos secretários, que o Governo estabelecerá metas que melhorarão a vida do potiguar a curto, médio e longo prazo.

Dentre as metas estabelecidas no projeto que tem três eixos centrais: Estratégia; Organização e Processo, Nogueira falou da necessidade da recuperação econômica gradual e progressiva do Estado, que deverá ser feita contando com a participação de todas as Secretarias, além de ações como interiorização das políticas públicas, parcerias com a iniciativa privada, responsabilidade fiscal e articulação com a macro-economia brasileira.

"Temos que abraçar fortemente um novo modelo de governança", incentivou Nogueira. Falaram também aos presentes, detalhando os eixos centrais, os consultores da Publix, Caio Marini e Renata Vilhena. Essa última foi secretária de Planejamento de Minas Gerais, com vasta experiência em gestão pública. Enquanto descrevia as metas e ações para os próximos 15 anos, Vilhena apontou para uma importante ferramenta para que o planejamento que está sendo desenhado no momento tenha êxito: "Não adianta termos um modelo desenhado sem liderança e engajamento dos servidores".

De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário