Com informações da Tribuna do Norte
Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, está atualmente com 1.429.091 m³ de água, o que equivale a 2,87% da capacidade total que é de 49.702.394 m³. De acordo com a Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) que administra o reservatório, em 2018, ele já tomou cerca de 5m e 1cm de água na sua bacia.
Na Barragem Passagem das Traíras está com 2,87% da sua capacidade
Choveu 60 milímetros na Zona Urbana de Cerro Corá e o açude Eloy de Souza construído nos anos 30 pelo DNOCS já está próximo de sangrar. Já na Zona Rural choveu 85 mm, no sítio Arisco, na saída para a cidade vizinha de São Tomé. O açude Pinga, no leito do rio do mesmo nome e que é afluente do rio Potengi, já tomou cinco metros de água, voltando a reabastecer a zona urbana de Cerro Corá, que tem cerca de 5 mil dos 11.400 habitantes do município. A cidade estava dependendo da água que vem da Serra de Santana a partir da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu.
Açude Eloy de Sousa, na zona urbana de Cerro Corá
A água do Eloy de Souza é salobra, não serve para o abastecimento humano, mas é usada para dar de beber aos animais e utilizada por lava jatos e serventia doméstica. No sábado, o açude Boqueirão em Parelhas já acumulava 32.119.980,00 metros cúbicos de água, o equivalente a 37,88% de sua capacidade. As chuvas continuam caindo na região e o volume deve aumentar até o fim deste domingo.
Confira o vídeo da Barragem Passagem das Traíras
Nenhum comentário:
Postar um comentário