Com informações da Tribuna do Norte
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte lançou um serviço que promete facilitar a vida dos motoristas do estado. Agora, o cidadão tem a opção de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou expedir segunda via devido à perda, roubo ou extravio diretamente pelo site do Detran.
Usuário agora pode solicitar segunda via e renovação da CNH pela internet
“A medida implantada pelo Detran faz parte da política de descentralização e modernização dos serviços, que vem com o intuito de diminuir filas e o tempo de espera do cidadão, levando assim maior comodidade aos usuários”, disse o órgão em nota enviada à imprensa.
O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, adiantou que novos serviços online devem ser oferecidos pelo órgão. “O Detran vem passando por um processo de modernização em prol do usuário e nossa equipe técnica já trabalha para inserir outros serviços nessa mesma plataforma, como a solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a retirada da Certidão Negativa de Débitos”, informou.
COMO FAZER
Para ter acesso a um dos dois procedimentos, o usuário deve entrar no site do Detran e clicar no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, uma nova tela é aberta, onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH, clicando em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acesso a renovação e a segunda via da CNH.
Nessa fase, o solicitante escolhe o serviço desejado e preenche um formulário padrão, podendo até mesmo atualizar o endereço residencial. Após finalizar o cadastro, será gerado uma página com o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e a finalização do processo. Essa página com número do Renach deverá ser impressa pelo usuário e levada juntamente com a documentação pessoal para ser apresentada no guichê de atendimento do Detran, onde será iniciada a segunda etapa do procedimento, que é a captura da imagem e das digitais do cidadão, sendo em seguida liberada a emissão da CNH.
O pagamento da taxa gerada pelo serviço deve ser feita logo após a conclusão da etapa online. Para isso, o usuário pode utilizar o aplicativo do Banco do Brasil ou até mesmo imprimir a guia e pagar diretamente no caixa do banco, além da disponibilidade das agências do Pagfácil. Neste último caso, é necessário que o usuário informe o CPF, possibilitando que o débito seja localizado, podendo assim ser quitado pelo usuário.
De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário