segunda-feira, 18 de abril de 2011

Assembleia realiza audiência para debater sistema prisional do RN

Os representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte vão participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a situação do sistema carcerário do Estado. O encontro será nesta segunda-feira, 19, às 9h30, e teve proposição do deputado Ricardo Motta, presidente da AL.
De acordo com a presidenta do Sindasp-RN, Vilma Marinho, a categoria cobra melhores condições de trabalho. "A superlotação está aí e o número de agentes está insuficiente. Por isso, nós queremos focar nas condições de trabalho", ressalta. O Rio Grande Norte tem cerca de 5,5 mil homens presos em espaços projetados para comportar no máximo 3,5 mil presos.
Um exemplo de superlotação é a Cadeia Pública Manoel Onofre, que foi projetada para comportar 142 presos e está com 176, ou, ainda, a carceragem da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, que foi transformada em Centro de Detenção Provisória para comportar 60 no máximo e está atualmente com 76.
Além disso, os agentes pedem a legalização dos Centros de Detenção Provisória. "Não adianta só mudar o nome de delegacia para CDP. É preciso reformar esses presos para que eles tenham condições de receber os presos", afirma Vilma Marinho.
Atualmente, o sistema carcerário do Rio Grande do Norte tem 38 unidades, que abrigam cerca de seis mil detentos. "Temos um grande projeto em andamento no Estado que é a Copa. A segurança está se mobilizando, então, temos que nos preparar também".
Audiência pública será no Auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, deverá participar do debate.

*Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário