sexta-feira, 15 de abril de 2011

Na China, Dilma participa de fórum empresarial

Fórum de Boao reúne empresários asiáticos e autoridades estrangeiras.
Presidente chinês, Hu Jintao, defendeu 'desenvolvimento inclusivo' na Ásia.


economia





Do G1, com agências internacionais*

A presidente Dilma Rousseff e o presidente chinês,
Hu Jintao, durante o Fórum de Boao
(Foto: Jason Lee/Reuters)


A presidente Dilma Rousseff participa nesta sexta-feira (15) do Fórum de Boao, na província chinesa de Hainan. O evento tem a mesma dinâmica do encontro anual de empresários e autoridades estrangeiras na cidade suíça de Davos e reúne a nata política, econômica e intelectual da Ásia.

O presidente da China, Hu Jintao, discursou na abertura do fórum e defendeu um "desenvolvimento inclusivo" na Ásia. "Com o aprofundamento da globalização econômica, o povo asiático tem como principal desafio aliar e manter desenvolvimento e estabilidade", disse.

"Temos que integrar o esforço de melhorar a qualidade de vida da população aos esforços em desenvolver a economia", complementou o presidente chinês. Segundo ele, é preciso aliar "qualidade e rapidez" de crescimento.

Além de Dilma e de Hu Jintao, participaram do fórum o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, da África do Sul, Jacob Zuma, e os primeiros-ministros de Espanha, José Luis Zapaterio, Coreia do Sul, Kim Hwang-sik e da Ucrânia, Mikola Azarov.

Cerca de 1,4 mil pessoas participam do evento, que marca o décimo aniversário do fórum asiático. O tema deste ano é "Desenvolvimento inclusivo: agenda comum e novos desafios".

Entre os assuntos em pauta estão os desafios que a China enfrenta após três décadas o alto crescimento, o fluxo de capitais e os reflexos da crise nos países desenvolvidos sobre os Estados emergentes.

O fórum tem por objetivo promover a integração econômica da região e aproximar os países asiáticos em seus objetivos de desenvolvimento. De acordo com o Itamaraty, a participação de Dilma possibilitará "contatos de alto nível com importantes líderes da Ásia e outras regiões."


*Com informações da France Press e da Xihua

Nenhum comentário:

Postar um comentário