terça-feira, 19 de julho de 2011

Brasil é ouro por equipes no judô masculino e feminino



Por Adriano Albuquerque
Rio de Janeiro

O Brasil conquistou medalhas de ouro nas duas competições por equipe de judô dos Jogos Mundiais Militares, nesta segunda-feira, na Unifa, em Campo dos Afonsos. No masculino, a seleção brasileira derrotou a Coreia do Sul na final por 3 a 2. No feminino, a seleção superou a China por 3 a 2, mesmo com uma judoca a menos - Mariana Silva se lesionou durante a competição e não disputou a decisão.

Brasil garante o ouro masculino por equipes com vitória sobrea Coreia do Sul (Foto: Divulgação)

No masculino, por sorteio, o Brasil começou já na segunda rodada, contra os Estados Unidos, que derrotaram Congo na primeira fase. Vitória fácil dos brasileiros, por 5 a 0. Nas quartas de final, o adversário foi a China, mas a seleção venceu seus três primeiros combates para garantir a classificação. Nas semifinais contra a Polônia, o Brasil passou por dificuldades pela primeira vez, mas venceu o acirrrado confronto por 3 a 2. Rafael Silva, o "Baby", garantiu a passagem à final na última luta, ao derrotar Janusz Wojnarowicz por yuko, graças a duas punições contra o polonês.

Na decisão contra a Coreia do Sul, Leandro Cunha foi o primeiro a entrar no tatame. O brasileiro tomou a iniciativa e tentou várias entradas contra An Jeong Hwan, todas bem defendidas pelo coreano. O combate foi para o golden score, e Cunha conseguiu a vitória com um yuko, concedido após revisão em vídeo. Bruno Mendonça ampliou a vantagem do Brasil com um ippon em Koo Hwan e deixou a decisão para Leandro Guilheiro, que enfrentou Cho Seung Kwon.

O segundo melhor judoca do mundo na categoria até 81kg foi melhor por toda a luta e, mesmo sem conseguir encaixar nenhum golpe, venceu pela falta de combatividade do adversário, que sofreu três punições e perdeu por wazari. Com o ouro garantido, Hugo Pessanha e Rafael Silva entraram no tatame apenas para conceder suas lutas aos coreanos. Argélia e Polônia ficaram com as medalhas de bronze.

Meninas superam dificuldades e levam ouro

No feminino, o sistema era diferente: as oito seleções foram divididas em dois grupos e os primeiros colocados se enfrentariam na final. O Brasil passou fácil por Itália e Sri Lanka e derrotou a França por 3 a 2 no Grupo A para assegurar vaga na decisão contra a China, vencedora do Grupo B. Segundas colocadas em seus grupos, Itália e Alemanha ficaram com as medalhas de bronze.

A seleção já começou a final sem Mariana Silva, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante o duelo com a França. Isso aumentou a pressão sobre as outras quatro judocas nacionais. Na primeira luta, Sarah Menezes, lutando numa categoria acima de seu peso - Andressa Fernandes, que substitui a lesionada Érika Miranda na categoria até 52kg, não chegou a tempo de El Salvador, onde competiria na Copa do Mundo - fez uma luta acirrada contra Shugen Wu, vencida com um ippon no golden score. Em seguida, Ketleyn Quadros derrotou Wang Hui por 2 yuko a 1.

Maria Portela entrou para sua luta com Dou Yanfeng podendo garantir o ouro. Ela não decepcionou e, com muita garra - sofreu até um corte na testa - superou a chinesa com dois yuko, um em golpe e outro em punição. Com o resultado garantido, Maria Suellen Altheman entrou no tatame apenas para conceder a vitória a Mei Sha Ling.

*Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário