sábado, 16 de julho de 2011

Chuvas fortes provocam transtornos na cidade

NATAL

Ricardo Araújo
repórter


Não foi necessária mais que uma hora para que os problemas de infraestrutura e drenagem pluvial viessem à tona mais uma vez em Natal. Entre às 15h e 16h de ontem, choveu de 35 e 40 milímetros na capital e região metropolitana. A precipitação, que era aguardada para hoje, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, foi trazida para a capital pelos fortes ventos que sopraram ao longo do dia de ontem.

aldair dantas
Em poucos minutos, diversos pontos da cidade ficaram alagados e o trânsito ficou complicado para os que retornavam para casa

"Deverão ocorrer chuvas durante o final de semana, mas não na mesma proporção da que caiu hoje (ontem)", afirmou Bristot. Ele disse, que a partir de agora, a tendência é que as precipitações diminuam. Em poucos minutos, alguns pontos da cidade ficaram alagados e o trânsito, complicado diariamente, se tornou uma via crucis para quem saía do trabalho no início da noite.

Apesar do pouco tempo de precipitação, alguns antigos problemas da cidade foram indesejadamente revividos por diversos moradores. Algumas ruas e avenidas ficaram alagadas, como a Avenida Prudente de Morais na altura do cruzamento com a Avenida Nascimento de Castro. Na marginal da Avenida Salgado Filho, nas proximidades do túnel que dá acesso à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a água se acumulou e contribuiu para a formação de uma longa fila de carros e ônibus.

Em Cidade Satélite, uma lagoa de captação da Avenida dos Xavantes transbordou. Os motoristas em veículos de pequeno porte não se arriscavam a transitar no trecho alagado. O trânsito, nas principais vias de acesso aos bairros residenciais, principalmente os da zona Sul, ficaram engarrafadas e os condutores recisaram ter paciência para chegar ao destino.

O tráfego ficou complicado também na BR-101, no sentido Parnamirim - Natal. O trecho entre o semáforo que dá acesso a Avenida Maria Lacerda Montenegro e a passarela de Emaús ficou engarrafado por mais de uma hora.

A chuva forte também interferiu no funcionamento do Aeroporto Internacional Augusto Severo. Das 16h20min às 17h30min, nenhum pouso foi realizado por medida de segurança. De acordo com a Infraero, somente um voo vindo de Recife, da empresa Gol e de número 1999, atrasou. Por volta das 18h45min, o terminal já estava operando normalmente.

Na BR-101, nas proximidades do aeroporto, alguns postes de iluminação pública estavam apagados. A escuridão era um risco para quem estava nas paradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário