domingo, 10 de julho de 2011

Ministério cobra dos Estados

O Ministério do Esporte vai cobrar que os estados brasileiros viabilizem praças esportivas e centros de excelência para o descobrimento de novos atletas, com vistas às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Quem confirmou o pensamento foi o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, que participou, ontem, da 3ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Gestores de Esporte e Lazer, que ocorreu na praia da Pipa, em Tibau do Sul. O pensamento do Governo Federal é colaborar para que cada estado "abrace" uma modalidade.

Divulgação
Waldemar de Souza, do Ministério do Esporte, avisou no Fórum, que as Cidades do Esporte ainda estão em fase de análise inicial

Durante o fórum, que foi realizado no Rio Grande do Norte atendendo ao pedido do governo, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), os secretários estaduais de esporte debateram sobre possível alterações na regulamentação da lei 12.395, que mudou o texto da Lei Pelé. Além disso, os gestores também trataram sobre a preparação para a Copa do Mundo e o estatuto do fórum. "Foi uma oportunidade em que todos nós pudermos dar nossa contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil e acredito que o evento foi um sucesso", disse o titular da Seel, Joacy Bastos.

A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da abertura do fórum, também comemorou a possibilidade do estado em sediar o debate e explicou a intenção do Poder Público em interiorizar não só as práticas esportivas, como também as principais discussões sobre o esporte. "Por isso foi escolhida a praia da Pipa, que é um cenário ideal para a prática dos esportes de aventura e tem um dos maiores potenciais turísticos do Brasil", explicou Rosalba.

Sobre a preparação para os grandes eventos esportivos, o secretário-executivo do Ministério do Esporte disse que era importante que os estados brasileiros iniciassem a preparação. Waldemar de Souza citou como exemplo o próprio Rio Grande do Norte, que promoveu discussão sobre os megaeventos esportivos junto à comunidade esportiva e gestores, contando com a participação de palestrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do próprio Ministério do Esporte, e também realizou o Mundial de Basquete Master e um Meeting Internacional de Ginástica. "Queremos que todos os estados abracem uma modalidade e invistam nos centros de formação de atletas de alto rendimento. Queremos multiplicar as bases de detecção de larga escala de atletas de ponta e o Ministério do Esporte vai investir nisso", garantiu Waldemar de Souza.

O secretário-executivo também enalteceu a vocação esportiva do RN que recentemente teve atletas olímpicos no atletismo e na ginástica. Joacy Bastos, inclusive, informou que o estado ganhará um centro de treinamento de ginástica de ponta e acredita que o estado pode se tornar um centro de referência no país. "A confederação brasileira (de ginástica) garantiu que vai nos presentar com os equipamentos", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário