segunda-feira, 18 de julho de 2011

Noar suspende operações por orientação da ANAC



A Noar Linhas Aéreas divulgou neste domingo (17) um comunicado oficial para informar que vai suspender as atividades por orientação da ANAC. Durante a paralisação, a empresa deve apresentar explicações sobre a um documento auxiliar de registro de aeronavegabilidade. Na última quarta-feira (13), um dos aviões da companhia caiu em Recife, matando 14 passageiros e 2 tripulantes.

Confira a íntegra da nota:

Com o intuito de manter a transparência e a coerência na divulgação de todas as informações relacionadas ao acidente ocorrido no último dia 13, a Noar Linhas Aéreas vem através deste comunicar que está suspendendo temporariamente suas operações por orientação da ANAC. O referido órgão solicitou à companhia que apresente explicação sobre a existência de um documento auxiliar de registro de aeronavegabilidade.

De acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 135), itens 135.65 e 135,431, entre outros, as empresas aéreas devem implementar um Sistema de Análise de Supervisão Continuada com o propósito de monitorar e analisar o desempenho e a eficácia dos programas de manutenção e inspeção. As ferramentas que serão utilizadas nesses programas podem ser diversas na busca, principalmente, do aumento da segurança de voo.

Desta forma, a Noar Linhas Aéreas utiliza um registro auxiliar com a finalidade de apresentar funcionamento das aeronaves. Essas impressões e percepções podem se transformar em ordens de serviço, se for necessário, após análise dos especialistas em manutenção da empresa. No entendimento da Noar, tal postura já está alinhada com a nova legislação que passará a viger a partir de agosto de 2011 (que dispõe sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional). Impressões e percepções das tripulações.

Comunicamos ainda que o referido documento foi furtado da empresa nos dias subsequentes ao acidente, fato registrado através de Boletim de Ocorrência Policial. A administração da empresa esclarece que o incidente não trouxe prejuízos à companhia e à investigação relativa ao acidente do voo 4896, porque a Noar Linhas Aéreas dispõe de outras fontes dos registros.

Comunicamos ainda que, após o ocorrido, a Noar reforçou sua rotina de segurança e restringiu absolutamente o acesso a todos os documentos da empresa, limitando-o às autoridades competentes. A medida visa garantir a integridade dos demais registros necessários à investigação.

Noar Linhas Aéreas

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário