domingo, 31 de julho de 2011

Dilma poderá indicar mais um no STF

Brasília (AE) - Com oito meses de governo, a presidenta Dilma Rousseff deverá ter a oportunidade de indicar seu segundo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dilma nomeou em março para o STF o ministro Luiz Fux. Nos bastidores da Corte é dado como certo que a ministra Ellen Gracie pedirá aposentadoria no dia de 8 de agosto.

Nomeada para o STF pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ellen tem 63 anos e poderia ficar no tribunal até 2018. Mas há tempos ela vem demonstrando interesse em deixar a Corte, principalmente para assumir uma cadeira num tribunal internacional. No entanto, até agora ela não teve sucesso.

Ellen Gracie é personagem frequente em eventos em embaixadas em Brasília. Ontem, ela esteve na inauguração da embaixada da Argentina. Indagada por repórteres se realmente vai deixar o Supremo, Ellen não quis confirmar. "É conversa. Algum dia eu vou ter de sair, mas não vai ser agora", disse a ministra ao deixar o evento.

Mas a pauta do plenário do STF da próxima semana é um indicativo de que a ministra de fato sairá da Corte, apesar de não haver uma confirmação oficial do tribunal. Grande parte dos processos que está na pauta da primeira semana de agosto tem como relatora Ellen Gracie.

Uma das possíveis candidatas à vaga que surgirá no STF com a aposentadoria de Ellen é Sylvia Steiner, juíza do Tribunal Penal Internacional. Se Sylvia for indicada de fato para o Supremo, um posto ficará vago no tribunal internacional e Ellen poderá pleitear a vaga. Outro candidato ao Supremo é o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Zavascki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário