sábado, 30 de julho de 2011

Sorteio das eliminatórias dá pontapé inicial na Copa no Brasil neste sábado

Evento reunirá autoridades e personalidades do futebol. Cada continente terá sistema próprio de disputa. Festa começa às 15h, na Marina da Glória

Por Leandro Canônico, Marcelo Russio e Márcio Iannacca
Rio de Janeiro




A Copa do Mundo de 2014 começará oficialmente neste sábado, dia 30 de julho, quando serão sorteados na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, os grupos para as eliminatórias de todos os continentes. O evento, que será assistido por mais de 600 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com o presidente da CBF e do comitê organizador local (COL), Ricardo Teixeira, terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM a partir de 14h45m (de Brasília). Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido no torneio.

Palco onde aconterá o sorteio das eliminatórias da Copa (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)

O evento começará com uma breve apresentação da Copa do Mundo, contando com imagens de todos os Mundiais da Fifa. Após esta apresentação, será feito um sorteio para que as quatro Confederações que recebem meia vaga (Ásia, América do Sul, Oceania e América do Norte, América Central e Caribe) saibam quais deverão se enfrentar nas repescagens intercontinentais pelas últimas vagas na Copa do Mundo.

O evento contará com shows de Ivete Sangalo, Ivan Lins e Ana Carolina. Além disso, os organizadores da festa prometem algumas surpresas para os convidados, entre elas um vídeo com a apresentação de Tom Jobim e Frank Sinatra. Outra promessa é a tentativa de transformar o espetáculo em algo tipicamente brasileiro, com toques da cultura canarinho.

Confira abaixo como serão os sorteios das eliminatórias:

ELIMINATÓRIAS AFRICANAS - 5 vagas

Cafu e Neymar subirão ao palco para participar do sorteio. A fórmula de disputa prevê que as 24 seleções pior colocadas no ranking da Fifa disputem a primeira fase das eliminatórias africanas. Elas serão divididas em dois potes: um com as 12 de pior colocação, e outro com as 12 de melhor colocação. O sorteio definirá um mata-mata de ida e volta entre uma seleção de um pote e outra de outro, nos dias 11 e 15 de novembro. Os vencedores irão para a segunda fase, quando se juntarão a outras 28 seleções, formando 40 times que serão novamente divididos em dez grupos de quatro seleções cada. Cada grupo terá jogos de todos contra todos, em ida e volta, entre 1º de junho de 2012 e 10 de setembro de 2013. Os vencedores de cada grupo avançam para a terceira fase, que terá cinco jogos de mata-mata, em ida e volta, nos dias 11 de outubro e 19 de novembro de 2013. Os cinco vencedores classificam-se para o Mundial.

ELIMINATÓRIAS ASIÁTICAS - 4,5 vagas

Já em sua terceira fase, as eliminatórias da Ásia tem 15 seleções que avançaram da segunda fase (Cingapura, China, Síria, Uzbequistão, Indonésia, Qatar, Kuwait, Jordânia, Omã, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Arábia Saudita e Tailândia), e que se unirão às cinco seleções pré-classificadas (Japão, Austrália, Coreia do Sul, Bahrein e Coreia do Norte). Esses 20 times serão divididos em quatro potes com cinco equipes cada, respeitando-se o ranking da Fifa de julho de 2011. Zico e Lucas auxiliarão no sorteio da terceira fase, que acontecerá da seguinte forma: as seleções do pote número 4 ficarão na quarta posição de cada grupo, as do terceiro pote vão para a terceira posição, e assim sucessivamente. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para a quarta fase, cujos jogos acontecem de 3 de junho de 2012 e 18 de junho de 2013. Desta fase, os dez times restantes serão novamente divididos em dois grupos de cinco seleções. Os dois vencedores destes grupos garantem suas vagas na Copa do Mundo de 2014. Os dois terceiros colocados se enfrentarão em mata-mata de ida e volta entre 6 e 10 de setembro de 2013. O vencedor vai para a repescagem intercontinental.

ELIMINATÓRIAS AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE - 3,5 vagas

Bebeto e Michel Bastos serão as celebridades do futebol a ir ao palco para auxiliarem no sorteio dos grupos. Os cinco países vencedores da primeira fase do torneio (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) se unem aos 19 países da região mais bem colocados no Ranking da Fifa, que não disputaram a primeira fase. As 24 seleções serão divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Os seis primeiros colocados avançarão para a próxima fase. EUA, México e Honduras estarão no primeiro pote; Jamaica, Costa Rica e Cuba estão no segundo; e os seis vencedores dos seis grupos vão para o terceiro. Serão sorteados três grupos para a terceira fase. Com jogos entre os dias 8 de junho e 16 de outubro de 2012, os três primeiros e segundos colocados vão para a quarta fase. Nesta etapa, as seis equipes jogam entre si de 6 de fevereiro a 15 de outubro de 2013. Os três melhores garante vaga no Mundial do Brasil. O quarto colocado vai para a repescagem intercontinental.

OCEANIA - 0,5 vaga

Lucas Piazon e Zagallo conduzirão o sorteio, que terá inicialmente as quatro seleções da região com a pior colocação no ranking da Fifa todas contra todas entre 21 e 26 de novembro. A vencedora integrará um grupo com outras sete equipes na segunda fase, que será disputada em formato todos contra todos entre 1 e 12 de junho de 2012. As quatro melhores avançam para a terceira fase, que terá jogos de ida e volta entre 7 de setembro de 2012 e 26 de março de 2013. O vencedor vai para a repescagem intercontinental.

AMÉRICA DO SUL - 4,5 vagas

A disputa não terá sorteio, já que o formato prevê jogos de ida e volta, todos contra todos, entre 7 de outubro de 2011 e 15 de outubro de 2013. Como o Brasil já possui vaga assegurada na Copa de 2014, por ser o país sede, as nove outras seleções do continente disputarão quatro vagas diretas para o Mundial. A quinta colocada irá para a repescagem intercontinental.

EUROPA - 13 vagas

Ronaldo e Paulo Henrique Ganso serão os auxiliares do momento principal do sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. As 53 seleções do continente serão divididas em oito grupos de seis equipes, e um grupo de sete. As partidas acontecem entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do MUndo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os vencedores também se classificam para o Mundial. Por conta de tensões políticas, a Uefa pediu que Rússia e Geórgia não estejam no mesmo grupo das eliminatórias europeias, o que foi aceito pela Fifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário