terça-feira, 12 de julho de 2011

Imóveis vizinhos serão vistoriados



Nos próximos dias, os moradores das casas próximas ao estádio Machadão, deverão receber a visita de técnicos, contratados pela Secretaria Extraordinária de Assuntos Relativos a Copa de 2014 (Secopa). O objetivo é analisar todos os imóveis da área, sejam moradias ou comércio, para saber o real estado deles, já visando a demolição das praças esportivas do bairro de Lagoa Nova, o João Cláudio de Vasconcelos e ginásio Humberto Nesi, mais conhecido como Machadinho. Essa é a primeira ação preparando o local para a implosão, que está prevista para acontecer no mês de setembro.

júnior santos
Obras de demolição podem fazer surgir rachaduras em casas

"Quero lançar esse edital de vistoria até o final dessa semana, para que os moradores estejam cientes das visitas que vamos fazer, para cadastrar todas as casas. Mas, a população pode ficar tranquila, que não existe a possibilidade de acontecer desapropriações. Além disso, iremos preparar o terreno para a implosão, retirando tudo que possa contaminar a obra", afirmou Demétrio Torres, titular da Secopa.

A área que vai ser vistoriada, segundo o secretário, corresponde a o raio de um quilômetro, com exceção do Centro Administrativo. " Aquela área, por ser do governo estadual, não vai precisa passar pela vistoria. As casas que fica na rua Raimundo Chaves, para cima, também deverão ficar de fora, já que está além do raio de obras", disse.

Demétrio Torres revelou que na semana passada, o projeto das obras do Machadão foi concluído e com isso, foi confirmado que a praça esportiva será implodida, mas, não por completo. "A cobertura do Machadão e o anel onde se encontra os cadeiras, serão por implosão. O anel inferior vai ser mecânico. O Machadinho será demolido todo de forma mecânica",revelou.

Entre os estádios que sediarão os jogos da Copa em 2014, oito já estão em processo de certificação para o selo verde. Os mais adiantados, são os de Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha) e Cuiabá (Arena Pantanal), que já enviaram a documentação exigida. E Brasília manifestou a intenção de obter o selo no nível platina, o mais alto na escala do GBC. Também buscam certificação os estádios de Belo Horizonte, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife. No caso do estádio carioca, o Maracanã, "Ainda falta pedirem registro de certificação, mas sabemos que a obra segue os padrões de um empreendimento sustentável e a solicitação ainda deve ser feita", avalia o gerente do GBC (Green Building Council) Brasil, Felipe Faria, em entrevista ao portal oficial do Mundial no Brasil, o www.copa2014.org.br

Sorteio

A Marina da Glória, no Rio de Janeiro, vai servir como cenário do sorteio celebrará o retorno da Copa do Mundo ao Brasil após 64 anos. O Sorteio Preliminar ilustra de maneira perfeita como uma Copa do Mundo da FIFA tem a capacidade de unir o mundo, como em nenhum outro evento. Dentre os participantes esperados da cerimônia estão membros de delegações de cerca de 100 associações-membro da FIFA. O secretário-geral da instituição que comanda o futebol mundial, Jérôme Valcke, irá conduzir os sorteios para todas as zonas de eliminatórias com exceção da América do Sul, que irá disputar as eliminatórias de acordo com um formato de liga.

No total, 166 associações-membro participantes, provenientes de cinco zonas de eliminatórias (África, Ásia, Europa, América do Norte, Central e Caribe e Oceania), irão descobrir quem se enfrentará na disputa por uma das 31 vagas disponíveis na Copa do Mundo, no Brasil, em junho e julho de 2014.

*TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário