domingo, 17 de julho de 2011

Sonho corintiano, Tevez perde pênalti, e anfitriã Argentina é eliminada pelo Uruguai



Do UOL Esporte
Em São Paulo


Uruguaios comemoram a classificação obtidada nos penaltis

Ele era o xodó da torcida argentina. Foi aplaudido ao entrar em campo. Tevez, porém, frustrou essa expectativa. Tornou-se responsável direto pela eliminação da anfitriã da Copa América para o Uruguai. Após empates por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, o atacante, sonho do Corinthians, errou sua cobrança na disputa por pênaltis e viu o rival ganhar por 5 a 4, neste sábado, em Santa Fé, pelas quartas de final do torneio continental.

Com isso, o time uruguaio terá pela frente na semifinal o surpreendente Peru, que eliminou a Colômbia. Aliás, essa vaga em plena Argentina confirma sua ascensão no futebol mundial. No ano passado, tornou-se a principal surpresa da Copa do Mundo da África do Sul ao chegar à fase semifinal.










Por outro lado, a Argentina dá adeus à competição de maneira frustrante. Das quatro partidas, venceu apenas uma, diante da equipe sub-23 da Costa Rica. Considerado o melhor do mundo, o meia Messi fez um bela partida diante dos uruguaios, mas, assim como ocorreu no Mundial, não fez um gol sequer.

Para piorar, não conseguirá colocar ponto final em um jejum de quase duas décadas sem um título de sua equipe principal. Para se ter ideia, a última conquista ocorreu em 1993 (Copa América). E o seu drama começou bem cedo. Aos 5min, Romero defendeu cabeçada de Cáceres, mas Diego Pérez, livre, tocou para o fundo das redes.

Os argentinos não se abalaram. Aos poucos, passaram a ter mais posse de bola, e Messi encontrava espaços para jogar. Aos 17min, o meia recebeu pela esquerda e, com classe, lançou para Higuaín deixar tudo igual. Aliás, o astro do Barcelona chamou o jogo para si, partiu para cima dos rivais e comandava sua seleção. Aos 30min, ele cobrou falta para Higuaín fazer outro. Mas a arbitragem anulou porque o atacante do Real Madrid estava impedido.

O problema da Argentina era seu sistema defensivo. Aos 35min, em outra cobrança de falta batida por Forlán, o Uruguai anotou o segundo. Para sua sorte, o auxiliar também deu impedimento. Apenas três minutos mais tarde, Diego Pérez tomou o cartão vermelho. Mesmo assim, Lugano acertou uma cabeçada no travessão em mais uma falha da zaga anfitriã.

Esperava-se uma intensa pressão argentina. Não foi o que aconteceu. Encontrava dificuldades para superar a forte marcação dos uruguaios. Só conseguia algo com a dupla formada por Messi e Higuaín. Aos 32min, o atacante recebeu do meia e bateu forte, exigindo uma bela defesa de Muslera.

Para piorar, Mascherano também acabou sendo expulso. O jogo era eletrizante. Nos minutos finais, Muslera fez uma espécie de ‘milagre’, após cobrança de falta e, depois, em chute de Higuaín. Os uruguaios iniciaram melhores na prorrogação. Álvaro Pereira e Suárez assustaram. A resposta veio aos 13min --Higuaín acertou a trave.

Muslera continuava fazendo difíceis defesas. A disputa foi para os pênaltis. E o Uruguai levou a melhor. Ganhou por 5 a 4. Messi fez sua cobrança, mas o atacante Tevez, sonho do Corinthians, parou em Muslera e determinou a eliminação precoce dos donos da casa.








*UOL/esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário