segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

'Birdman' leva quatro estatuetas e é o grande vencedor do Oscar 2015

Discursos pela igualdade e de temas sociais também marcaram a cerimônia.
Da redação, CorreioWeb, 
Mike Black/Reuters
Alejandro G. Iñarritu recebe o Oscar de melhor filme, por Birdman, filme que levou os quatro principais prêmios da noite.
Birdman se consagrou como o grande vencedor do Oscar 2015, na madrugada desta segunda-feira (23), levando quatro importantes prêmios. O longa ganhou a estatueta por Melhor filme e Fotografia. O mexicano Alejandro G. Iñárritu ainda abocanhou as categorias de Direção e de Roteiro original. “Os Estados Unidos foram construídos com o suor dos imigrantes”, falou enfaticamente ao receber o troféu.

arquete_oscar_370
O cineasta também defendeu a flexibilização das leis de imigração - em um discurso de agradecimento feito para rebater Sean Penn que, momentos antes, anunciou o vencedor com uma "piada" de mau gosto: "Quem deu o visto para esse cara?".

Esta edição, aliás, ficou marcada por discursos de agradecimento politizados. Patricia Arquette, ganhadora do prêmio de melhor atriz coadjuvante, por Boyhood, defendeu a igualdade de gênero. 

“Essa é a hora de ter salários e direitos igualitários para todas as mulheres dos Estados Unidos”, falou emocionada. A plateia ovacionou. J.K. Simmons, vencedor de ator coadjuvante por Whiplash, que sugeriu a todo mundo falar “eu te amo” com mais frequência.

Outro discurso emocionante foi o de Graham Moore, ganhador do Oscar Melhor roteiro adaptado por O jogo da imitação. Ele contou, no palco, que tentou se matar quando adolescente. "Continue estranho e, quando você estiver em uma posição de poder, passe a mensagem de igualdade para frente", disse emocionado o autor do roteiro que contou a história de Alan Turing, gênio da matemática que se matou por ser homossexual. 

Ellen Goosenberg Kent e Dana Perry, vencedoras na categoria de Documentário de curta-metragem, com Crisis Hotline: Veterans Press 1, também levantaram a discussão sobre o suicídio, pedido para as pessoas debaterem esse assunto mais abertamente.


teroia_ator_770
Não houve grandes surpresas na distribuição de prêmios: Eddie Redmayne levou o título de melhor ator por A teoria de tudo e Julianne Moore se consagrou como a melhor atriz da temporada, pela atuação de Para sempre Alice. Foi a primeira vez que a dupla faturou o prêmio - Moore já tinha sido indicada cinco vezes.

Show morno

As duas horas e meia de cerimônia tiveram um tom morno. O apresentador Neil Patrick Harris tentou conquistar a plateia, mas não engatou nenhuma piada memorável. O ponto alto do comediante foi quando subiu ao palco apenas de cueca, imitando uma cena do filme Birdman. Ele também arrancou algumas risadas no final, com uma esquete sobre as suas previsões do Oscar.

As apresentações musicais roubaram a cena. John Legend e Common cantaram Glory, música que escreveram - e ganharam o Oscar de Melhor canção original - para o filme Selma. Vários convidados choraram e David Oyelowo chegou a soluçar de emoção.

Lady Gaga, usando um belíssimo vestido de Azzedine Alaia, conquistou o grande momento da noite: levou Julie Andrews às lágrimas quando cantou as músicas The Sound of Music, My Favorite Things e Edelweiss do filme A noviça rebelde. Neste ano, o Oscar que a atriz ganhou pelo filme, comemora cinquenta anos.

Confira lista completa:

Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons, de Whiplash

Melhor animação: Operação Big Hero

Melhor curta de animação: Feast

Melhor efeitos visuais: Interestelar

Melhor edição de som: Sniper americano (ver horários de exibição em Brasília)

Melhor mixagem de som: Whiplash

Melhor curta-documentário: Crisis Hotline: Veterans Press 1

Melhor curta-metragem: The phone call

Melhor filme estrangeiro: Ida 

Melhor cabelo e maquiagem: Grande hotel Budapeste 

Melhor figurino: Grande hotel Budapeste 

Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette, de Boyhood

Melhor design de produção: Grande hotel Budapeste

Melhor fotografia: Birdman 

Melhor montagem: Tom Cross, de Whiplash

Melhor documentário: CitizenFour

Melhor canção original: John Legend e Common, por Glory, de Selma

Melhor trilha sonora: Grande hotel Budapeste

Melhor roteiro original: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo, de Birdman

Melhor roteiro adaptado: Graham Moore, de O jogo da imitação

Melhor diretor: Alejandro G. Iñárritu, de Birdman

Melhor ator: Eddie Redmayne

Melhor atriz: Julianne Moore

Melhor filme: Birdman, de Alejandro G. Iñárritu

Fonte: no minuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário