segunda-feira, 18 de julho de 2016

50% dos brasileiros preferem Temer e 32% querem volta de Dilma, aponta pesquisa

Levantamento também mostrou como seria uma possível eleição presidencial em 2018.

DA REDAÇÃO COM NOMINUTO.COM
INFORMAÇÕES DO DATAFOLHA

Na primeira avaliação do governo do presidente interino Michel Temer realizada pelo Datafolha, 50% dos entrevistados disseram preferir a permanência do peemedebista no cargo até 2018. Aqueles que defendem a volta de Dilma somaram 32%. Os outros 18% responderam "nenhum", preferiam uma nova eleição ou disseram não saber. As informações são da Folha de S. Paulo.

Realizada entre os dias 14 e 15 deste mês, a pesquisa mostrou ainda que 14% consideram o governo Temer bom ou ótimo. Em abril, 13% tinham a mesma opinião sobre Dilma. Quanto à taxa de reprovação, o interino acumula 31% que acham seu governo ruim ou péssimo. A petista tinha 65% em abril. 

Um dado curioso chamou a atenção na pesquisa: 33% dos entrevistados não sabiam o nome do presidente em exercício. Sessenta e cinco por cento responderam corretamente e outros 2% falaram nomes errados.

Datafolha 

O mesmo levantamento avaliou o possível cenário das eleições de 2018. Conforme o Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva é preferido dos entrevistados no primeiro turno. Se houvesse segundo turno, Lula seria derrotado por Marina Silva (Rede) ou José Serra (PSDB). Marina venceria o petista por 44% a 32%. O tucano também derrotaria Lula com 40% contra 35%.

Publicidade

Além da avaliação política, o levantamento apontou que o otimismo dos brasileiros em relação à economia cresceu em relação a fevereiro, antes do processo de impeachment. O Índice Datafolha de Confiança (IDC) melhorou em cinco de sete quesitos desde então. No total, o IDC alcançou 98 pontos, 11 a mais do que no começo do ano e maior patamar desde o fim de 2014.

Sobre a expectativa de avanço da situação econômica do país, o índice passou de 78 para 112. São considerados positivos índices acima de 100. Apesar do otimismo, houve queda em dois quesitos da pesquisa: Brasil como lugar para se viver, que obteve 145, e sentimento de orgulho de ser brasileiro, que foi para 138. Estes números estão abaixo da média histórica da avaliação.

O Datafolha ouviu 2.792 eleitores em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário