sexta-feira, 18 de maio de 2018

Luís Gomes está de luto: Padre Osvaldo morre aos 91 anos no HST em Sousa, PB

Da redação com Portal Luís Gomes
Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento


Na manhã desta sexta-feira (18) faleceu o reverendíssimo Sr. Padre Raimundo Osvaldo Rocha, aos 91 anos de idade, no Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa/PB.

Verdadeiramente, o município de Luís Gomes está de luto, por uma perda irreparável, por um adeus de um homem que amou e se doou intensamente, sem medida, sem descanso, fiel cumpridor de sua missão.

Uma vida guiada pelos desígnios de Deus, um coração generoso, um olhar especial para os menos favorecidos, uma existência de amor e compaixão ao próximo. 

De sua coragem e idealismo elevou o município de Luís Gomes ao mais auspicioso e próspero processo de crescimento. Fez a cidade pulsar a modernidade, a fraternidade e o desenvolvimento como nunca ninguém o fizera.

Depois de tantas coisas lindas realizadas, depois de mais de 60 anos de dedicação sacerdotal na Serra de Sant’Ana, depois de tantas obras em favor do povo, depois de tanto carinho e respeito, depois de cada gesto afetuoso, agora tem a serenidade merecida, no aconchego amoroso do Pai Celestial. Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram num ícone, uma referência infindável na crônica desta comunidade, uma história que jamais será esquecida, que jamais será apagada.

Essas breves e simples palavras pouco dizem ou representam a epopeia de vida desse herói que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade. Certamente, a grandeza de Deus e o amor do Pai abençoaram enormemente este homem que não baixou a cabeça para pessimismos e dificuldades da caminhada. Padre Osvaldo, ante hominem suum!

Padre Raimundo Osvaldo Rocha

Nasceu em 04 de agosto de 1930 no povoado de Mutambeira, município de Sobral, Ceará, filho de Manuel Pereira Rocha e Maria do Espírito Santo Rocha. Respirou o ar puro de Luís Gomes pela primeira vez na manhã de 21 de fevereiro de 1960. Aos 28 anos, a posse como vigário da Paróquia de Luís Gomes, deu-se no dia 10 de fevereiro de 1960, às 10 horas da manhã, na tradicional missa que convocava o povo da feira livre.

Aqui estabelecido, trabalhou incansavelmente pela fé, pela partilha, pela paz e perseverança entre os munícipes. 

Das suas principais conquistas, além da construção da atual Matriz de Senhora Santana entre os anos de 1960 a 1971, do Estádio Paroquial “Nia Torquato”, Maternidade Paroquial, Banda de Música Paroquial Dr. Vicente Fernandes Lopes, Cine Paroquial Xavier Fernandes, Casa das Irmãs Carmelitas e capelas, está o fortalecimento da fé, da caridade e da espiritualidade dos luís-gomenses.

Entre Luís Gomes e Padre Osvaldo há uma relação de infinito amor. Sempre carismático, de personalidade inabalável e uma atitude positiva ao diálogo e a caridade, o vigário foi sinônimo de inspiração pela postura humilde, mas, certamente, um homem à frente de seu tempo, pois investia todos os esforços necessários a edificação do saber e da fé em nosso município (NASCIMENTO, 2016). Pro Deus et Patria, era o lema de vida desse homem que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade.

Paralelamente à sua formação religiosa, Pe. Osvaldo dedicou-se por muitos anos como professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN. Como diretor do Colégio Comercial Luís Gomes, fundado por ele em 04 de março de 1968, e que hoje recebe o seu nome, como uma forma do povo luís-gomense retribuir uma das obras mais importante que ele trouxe ao município, sendo também a que ele mais tem orgulho de ter conseguido para o povo da terra que ele pretende permanecer até os dias finais de sua vida.

Com um olhar idealista, fundou em 25 de julho de 1969 a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, juntamente com o empresário João Claudino Fernandes e a professora Francisca Cavalcante de Souza. Por anos dirigiu a organização que hoje tem o nome de Fundação Francisca Fernandes Claudino.

Além de exercer estas funções, religiosa e pedagógica, o reverendo ainda arrumou tempo para administrar a cidade de Luís Gomes por três mandatos, destacando-se como um dos melhores prefeitos do Estado.
Em 22 de dezembro de 2007 o município parou para comemorar o Jubileu de Ouro do maior sacerdote de Luís Gomes. Uma história de amor, de sacrifício e dedicação a serviço da igreja e do povo que ele tomou como família. 

Assim foram contados os 50 anos de vida religiosa do padre Raimundo Osvaldo Rocha.

Pe. Osvaldo é um ícone, uma figura transcendental na história sociocultural e política de Luís Gomes. Seu nome jamais será esquecido e seus feitos lembrados por gerações e gerações. Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram numa referência, a sua dedicação ao povo luís-gomense foi tão forte e verdadeira que perdura intensamente até os dias atuais (Nascimento, 2016). 

Comunicado da Diocese
De acordo com nota da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, “o corpo de Padre Osvaldo será velado na Matriz de Senhora Santana, em Luís Gomes, e o seu sepultamento ocorre domingo, dia 20, às 15 horas, após a Celebração das Exéquias presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Padre Osvaldo será sepultado no cemitério da cidade”.

Referência bibliográfica
NASCIMENTO, A. R. F. do. Luís Gomes: a terra e o povo de Luís Gomes entre prosa e poesia. Natal: Feedback, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário