domingo, 24 de junho de 2018

ABC empata com Juazeirense fora de casa e pode sair do G-4 ao término da rodada

Da redação 
Com informações da Tribuna do Norte
Reprodução

Provocado por um erro grosseiro da arbitragem, que assinalou um pênalti inexistente, o ABC foi a Juazeiro e empatou por 2 a 2 com o time da casa, que se livrou da derrota graças a um erro de Christiano Gayo (DF). Juninho Tardelli marcou os dois da Juazeirense, enquanto Rodrigo Rodrigues e Matheus Carvalho descontaram para o Alvinegro, que saiu atrás, mas virou o marcador ainda no primeiro tempo.

O gramado prejudicou bastante o estilo de jogo do ABC, que tinha dificuldade para conduzir o tocar a bola. Mesmo com o piso duro, que fazia a bola quicar muito, o time potiguar conseguiu manter uma boa postura em campo, sem deixar que o time baiano conseguisse impor o seu jogo.

Mas a equipe da casa, que vinha sendo incomodada em seu sistema defensivo, conhece os atalhos do gramado do estádio Adauto Moraes e, no primeiro bom ataque que conseguiu armar pela esquerda, a bola foi centrada na área, Júnior Gaúcho subiu mais que o zagueiro Samuel e ajeitou para Juninho Tardelli, também de cabeças, tocar e tirar do alcance de Rodrigo, fazendo 1 a 0 aos 14 minutos.

A derrota parcial, quarta consecutiva, acendeu o sinal de alerta geral dentro do Alvinegro, que além de ameaçado de perder a posição no G-4, ao mesmo tempo se aproximou demais da zona de rebaixamento, faltando sete rodadas para o fim da fase de classificação.

Em vantagem e apertando mais a marcação, a Juazeirense começou a fazer o ABC a errar passes, a equipe acuada não tinha velocidade e não conseguia chegar ao ataque realizando tramas ofensivas, mas só chegava a ameaçar nas tentativas, como fez Matheus Carvalho que avançou e arriscou um chute da entrada da área, o primeiro dos potiguares no jogo.

Se não dava para tentar construir as jogadas, depois de sofrer um grande susto em mais uma descida da Juazeirense, Alan Cardoso se recuperou da bobeira que cometeu, passou para Vitinho, que lançou Rodrigo Rodrigues. O centroavante, livre de marcação, avançou e tocou na saída do goleiro Tigre, que até então praticamente não havia tocado na bola, até os 33 minutos. E por uma obra do destino, os potiguares quase viram no ataque seguinte, mas Matheus Carvalho perdeu um gol feito.

Mas afoito no ataque, o ABC conseguiu a virada aos 42 minutos, quando Vitinho disputou uma bola na frente da área e, mesmo caído conseguiu passar para Matheus Carvalho, que resolveu se redimir da chance desperdiçada momentos antes, entrou em velocidade na área, deixou os marcadores na saudade e tocou fora do alcance de Tigre, quando este saiu para tentar abafar o lance, aos 42, naquele que foi o último lance de perigo da etapa inicial.

No segundo tempo o ABC teve como novidade a estreia do goleiro Igor Bhon, que entrou no lugar de Rodrigo Carvalho, e logo de cara fez uma boa defesa numa tentativa de Victor Sapo de dentro da área. Do lado baiano, Cascata entrou na vaga de Jussimar. 

Aos cinco minutos o árbitro cometeu um erro incrível, Samuel saiu no combate a Toni Gallego que chutou a própria perna, num lance fora da área, mas Christiano Gayo marcou pênalti, que Tardelli cobrou aos seis minutos, para marcar o segundo dele no jogo e igualar o placar.

Com o empate, os donos da casa voltaram a se animar, uma vez que a meta era empreender uma fuga da zona de rebaixamento e só vitória interessava. Na base do abafa, eles iniciaram uma forte pressão, que acabou num chute de Toni Gallego, que passou com muito perigo rente à trave abecedista.

Mas ao contrário da primeira etapa, o time alvinegro também buscou o ataque, pois sabe que tem a necessidade de conquistar pontos fora de casa, para reequilibrar a campanha, uma vez que a derrota para o Globo no Frasqueirão, durou as metas traçadas pelo técnico Ranielle Ribeiro visando garantir uma vaga na segunda fase. Mas nas vezes que chegou, Tigre foi bem nos lances e salvou o novo desempate. A maior defesa ocorreu após uma bola cabeceada por Higor Leite, na pequena área.

Depois disso o que se viu foi muita disputa no meio-campo, com as duas equipes brigando por cada palmo de espaço, mas sem conseguir um ataque contundente. As duas equipes abusaram das bolas erguidas na área, o que até certo ponto, facilitava o papel dos defensores.

Dessa forma, o empate que surgiu após um erro grosseiro da arbitragem persistiu. Se o resultado não serviu para interromper a sequência de derrotas da equipe natalense, por outro lado ele pode ter sido insuficiente para manter o clube dentro do G-4 após o final da 11 rodada. Ele pode ser ultrapassado por Santa Cruz e Botafogo-PB, que ainda vão jogar.

FICHA TÉCNICA

Juazeirense (2): Tigre, Carlinhos, Emílio, Júnior Gaúcho e Altemar; Rodolfo Potiguar (Rayllan), Toni Gallego (Salatiel) e Juninho Tardelli; Jussimar (Cascata), Victor Sapo e Capone. Técnico: Ailton Silva.

ABC (2): Rodrigo Carvalho (Igor Bhon), Arêz, Tonhão, Samuel e Alan Cardoso; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Vitinho e Higor Leite; Rodrigo Rodrigues (Leandro Cearense) e Matheus Carvalho (Rafinha). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Árbitro: Christiano Gayo Nascimento (DF)

Gols: Juninho Tardelli/JUA (13’/1T e 6’/2T), Rodrigo Rodrigues/ABC (33’/1T), Matheus Carvalho/ABC (42’/1T)

Local: Estádio Adauto Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário