sábado, 9 de junho de 2018

Jogos do Brasil muda expediente nos órgãos federais e nos bancos

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

Agências bancárias e órgãos públicos federais, incluindo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Estadual, funcionarão em horários diferenciados nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo da Rússia. Já o expediente do comércio de rua e nos shopping será definido no início da próxima, após reunião mediada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal). No caso das escolas públicas, municipais e estaduais, cada unidade terá autonomia para decidir se libera ou não os alunos nos dias de jogos – desde que se cumpra, conforme orientação das respectivas secretarias de Educação, “toda a carga horária prevista para o ano letivo”. Órgãos e entidades da administração pública Federal também terão mudanças no expediente em dias de jogos do Brasil.
TJRN terá expediente facultativo em dias de jogos da seleção
TJRN terá expediente facultativo em dias de jogos da seleção 

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) assegurou que a frota de ônibus que atende o sistema de transporte público na capital potiguar irá circular normalmente durante toda a Copa. 

A primeira fase do campeonato de futebol começa no próximo dia 14, e o Brasil entra em campo contra a Suíça no domingo (17), às 9h na sexta-feira (22) enfrenta a Costa Rica, e às 15h da quarta (27) encara a Sérvia. Se a seleção brasileira passar para as fases seguintes da competição, os horários também serão alterados.

Via de regra, quando a bola rolar no período da manhã, o expediente nos órgãos públicos será iniciado a partir das 14h; e quando o jogo for na parte da tarde o expediente encerra às 13h. Estado e Município ainda não divulgaram detalhes do horário de expediente nos dias de jogos, mas é bem possível que adotem a mesma regra definida para os órgãos da esfera federal.

Ainda segundo a portaria publicada pelo Ministério do Planejamento, que flexibiliza o horário de expediente, as horas não trabalhadas devem ser compensadas até o dia 31 de outubro – e se for de interesse do servidor, ele poderá optar por cumprir a jornada normal.

O expediente no TJRN e no MPRN será facultativo quando os jogos forem à tarde, e das 8h às 13h quando o Brasil jogar pela manhã. A portaria número 964/2018, publicada dia 24 de maio pelo Ministério Público do RN, prorroga “para o primeiro dia útil subsequente os prazos que se vencerem” nos dias de jogos.

O expediente bancário também será flexibilizado. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no intuito de “garantir a segurança das agências, usuários e transportes de valores”, definiu que o atendimento ao público nos dias de jogos iniciados às 9h será das 13h às 17h; e em dia de jogos às 15h o expediente externo será das 9h às 13h. A Febraban determinou que as agências mantenham o funcionamento mínimo de quatro horas diárias, sem necessidade de cumprir horário corrido.

Autonomia escolar
A Secretaria Municipal de Educação de Natal informou, através da assessoria de imprensa, que “ainda não há nada oficial determinado”. A SME acrescentou que a greve atrasou o ano letivo e que algumas escolas planejam transmitir os jogos dentro da própria unidade para evitar que o déficit de aulas aumente: os alunos assistiriam os jogos, e depois voltariam para a sala.

A rede estadual de ensino também poderá adotar o mesmo sistema, cabe a cada escola decidir. Para Cláudia Santa Rosa, secretária Estadual de Educação, “Nossa orientação é pelo bom senso, e que cada unidade defina como irá lidar com o calendário de aulas para que todos os 200 dias letivos sejam cumpridos. Se alguma escola decidir não funcionar em dia de jogo, terá que repor essa carga horária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário