quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Covid: Começa hoje vacinação de idosos e aplicação de 2ª dose da CoronaVac

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte


Começa nesta quarta-feira (10), de forma escalonada conforme Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a vacinação dos idosos nos municípios do Rio Grande do Norte. O foco inicial são as pessoas acamadas com 75 anos ou mais. Além disso, também será iniciada a aplicação da 2ª dose.

A aplicação do imunizante em idosos já tinha sido iniciada em alguns municípios de forma isolada. No entanto, o intuito da Sesap, que distribuiu as vacinas enviadas pelo Governo do Estado aos municípios, é uniformizar o escalonamento dentro de prioridades sugeridas pelo próprio Ministério da Saúde. No domingo (7), o RN recebeu 46,7 mil doses da CoronaVac, imunizante que será utilizado nesta etapa da vacinação.

Após a imunização do grupo de idosos acamados, a prioridade 2, com idosos de 90 anos ou mais, será imunizada nos municípios entre os dias 17 e 19 de fevereiro. No dia 22 de fevereiro, caso o município tenha doses remanescentes, serão imunizados os idosos entre 85 e 89 anos. A partir daí, ainda sem data estipulada, as prioridades seguintes dependem, além da disponibilidade de doses, da conclusão da etapa anterior da imunização. É o caso da prioridade 4 (idosos entre 80 e 84 anos) e da prioridade 5 (idosos entre 75 e 79 anos).
As vacinas foram distribuídas aos municípios seguindo os planos anteriores, com o transporte dos imunizantes até as Unidades Regionais de Saúde Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

2ª dose

Além da imunização dos idosos, a Sesap distribuiu estoque para aplicação da segunda dose da CoronaVac para os potiguares atendidos com o primeiro lote de vacinas. A vacinação ocorre em duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro e de 15 a 19 de fevereiro, obedecendo o intervalo de 21 a 28 dias entre as duas aplicações.

Os profissionais de saúde podem utilizar a plataforma RN+Vacina para saber a previsão para a data da aplicação da nova dose. A plataforma informa, de forma precisa, quando o grupo ao qual o cidadão faz parte está sendo imunizado, segundo diretrizes do próprio Ministério da Saúde.

Cronograma:

1º) De 10 a 12 de fevereiro: idosos acamados com 75 anos ou mais;
2º) De 17 a 19 de fevereiro: idosos acima de 90 anos;
3º) A partir do dia 22 de fevereiro, caso o município tenha disponibilidade de doses: idosos entre 85 e 89 anos;
4º) Após concluir a prioridade 3, caso o município tenha disponibilidade de doses: idosos entre 80 e 84 anos;
5º) Após concluir a prioridade 4, caso o município tenha disponibilidade de doses: idosos entre 75 e 79 anos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário