sexta-feira, 1 de julho de 2011

Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos, diz boletim médico

Senador segue na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Boletim divulgado nesta sexta diz que quadro de saúde do senador é grave.


Robson Bonin
Do G1, em Brasília


Itamar durante discurso no plenário do Senado
(Foto: Agência Senado)

Boletim médico divulgado nesta sexta-feira (1º) pela assessoria do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) afirma que o parlamentar respira com a ajuda de “ventilação mecânica” e recebe “altas doses” de corticoesteróides para combater o quadro de pneumonia aguda. Para os médicos, “trata-se de um quadro grave” e o senador continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein.

Itamar está internado desde o último dia 21 de maio para tratar de uma leucemia.


“O diagnóstico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi possível através de biopsia do pulmão. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento é realizado com corticoesteróides em altas doses. O senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio”, registra a nota.

Já sobre a leucemia, os médicos afirmam que os últimos exames mostraram “remissão total”, quando a doença está sob controle: “O exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento da Leucemia Linfocítica Aguda mostrou remissão completa.”

No último dia 27, a assessoria divulgou boletim médico afirmando que o parlamentar havia desenvolvido “pneumonia grave” e havia sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein “para melhores cuidados”.

Até o boletim, divulgado em 15 de junho, o ex-presidente da República “seguia tolerando bem” o tratamento de quimioterapia e era descartado pela equipe médica a realização de um transplante de medula óssea para tratar da doença.

Leia o boletim médico na íntegra:

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Senador Itamar Franco segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em tratamento de uma pneumonia.

O diagnóstico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi possível através de biopsia do pulmão. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento é realizado com corticoesteróides em altas doses.

O senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio.

O exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento da leucemia linfocítica Aguda mostrou remissão completa.

O Hospital Israelita Albert Einstein continuará fornecendo boletins semanais à imprensa ou assim que haja alguma nova informação.

Médico responsável - Dr. Nelson Hamerschlak

Diretor Superintendente do Hospital – Dr. Miguel Cendoroglo Neto"

G1 Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário