sábado, 25 de abril de 2015

Receita Federal: Onze milhões de contribuintes não declararam Imposto de Renda

Brasília (ABr) – Faltando pouco menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, cerca de 11 milhões de contribuintes, no país, ainda não entregaram o documento. Até as 17h de ontem, 16.484.193 declarações haviam sido encaminhadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega.

No Rio Grande do Norte, o último balanço foi divulgado na quinta-feira (23) e apontava que das 289 mil declarações que a Receita espera no estado, 166.432 haviam sido entregues – mais da metade do esperado.

O Programa Gerador da Declaração está disponível na internet, na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). O contribuinte que apresentar a declaração após o prazo terá de pagar multa por atraso na entrega. 

Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.

No mês passado, a Receita Federal lançou uma série de 11 vídeos no site Youtube para tirar dúvidas sobre preenchimento e entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, a série tem como objetivo explicar de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

A TRIBUNA DO NORTE também ajuda a esclarecer dúvidas. Questões enviadas para o e-mail irpf@tribunadonorte.com.br serão respondidas por auditores fiscais da Receita Federal. 

Previdência
A Receita Federal alertou os contribuintes que são beneficiários da Previdência Social e que estão obrigados a apresentar Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física para que atentem para o número de CNPJ que consta no informativo disponibilizado pela Previdência, que não é mais o mesmo do ano-calendário 2013. Deve ser utilizado o número que consta no demonstrativo disponibilizado pela Previdência.

O extrato dos benefícios previdenciários está disponível na internet, no endereço www.previdencia.gov.br. Para consultar o extrato, o segurado deve acessar a Agência Eletrônica, informar o ano-calendário, no caso, 2014, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. O documento pode ser acessado também nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário