domingo, 28 de junho de 2015

América-RN vence Vila Nova, em jogo marcado por arbitragem polêmica

Árbitro tocantinense Jânio Pires Gonçalves expulsou três jogadores e advertiu nove atletas com cartões amarelos. Mecão vence primeira fora de casa; Vila perde em casa
Por Goiânia

O América-RN venceu o Vila Nova por 1 a 0, numa partida marcada por muita confusão entre os jogadores e a arbitragem. O jogo, realizado no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, teve como único destaque positivo o golaço do meia Cascata, aos 14 minutos do segundo tempo. Por outro lado, as três expulsões - Flávio Boaventura e Adriano Pardal pelo América-RN, e Vitor, pelo Vila Nova - deixaram os times nervosos contra a atuação do árbitro tocantinense Jânio Pires Gonçalves.

Vila Nova x América-RN (Foto: Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com)Vila Nova e América-RN fizeram um jogo nervoso e com muitas faltas (Foto: Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com)


Com o resultado, o Mecão ocupa, momentaneamente, a quarta colocação do grupo A, com oito pontos. O Vila Nova permanece na segunda colocação, com nove pontos. No entanto, ambas os times podem ser ultrapassados. Na próxima rodada, o Vila Nova enfrenta o Confiança, no Estádio Batistão, em Aracaju. O jogo está marcado para o dia 6 de julho, às 20h15. O América-RN joga mais uma partida fora de casa. Desta vez, o duelo será contra o Fortaleza, no próximo sábado, no Estádio Presidente Vargas, às 20h.

Antes da bola rolar, houve uma homenagem ao cantor Cristiano Araújo, morto nesta semana em um grave acidente de carro. Os jogadores do Vila Nova vestiram o terceiro uniforme, na cor preta, em luto pela morte do artista, que era torcedor da equipe goiana. Várias faixas e cartazes de torcedores prestaram solidariedade à família da cantor.


O jogo

Com um primeiro tempo muito aquém do esperavam os torcedores, Vila Nova e América-RN não conseguiram produzir um bom futebol. As únicas oportunidades foram do ataque americano. Na primeira, aos sete minutos, Adriano Pardal recebeu um excelente passe de Max, dominou com a direita, mas quando foi finalizar com a perna esquerda, se desequilibrou e mandou para fora. A segunda investida foi aos 15 minutos, com Cascata. O meia recebeu a bola na entrada da área e mandou forte, mas a bola passou à direita da trave e assustou o time goiano.

Confusão e expulsões

Na etapa final, uma confusão nos primeiros instantes provocou uma enorme dor de cabeça ao América-RN. Após uma disputa de bola entre o atacante Ermínio e o zagueiro Flávio Boaventura na lateral de campo, o camisa 103 do Mecão acabou expulso pelo árbitro tocantinense Jânio Pires Gonçalves. O assistente Leone Carvalho Rocha comunicou ao árbitro que o jogador do time potiguar havia dado uma cotovelada no jogador da equipe goiana. Depois da saída de Boaventura, o América-RN ainda teve o zagueiro Cleber e o meia Cascata advertidos com cartões amarelos.

Com a partida retomada, o Vila Nova teve uma grande chance com Frontini, que se esticou todo dentro da área, mas não conseguiu alcançar a bola. Contudo, a pressão goiana não foi suficiente para segurar o América-RN. Aos 14 minutos, em uma linda jogada pela ponta esquerda, Cascata se livrou da marcação e acertou um chutaço no ângulo do goleiro Edson, que não teve como defender.

Restou ao Vila Nova correr atrás do prejuízo. Aos 16 minutos, Wanderson cobrou uma falta e o goleiro Busatto deu o rebote nos pés do zagueiro Gustavo Bastos, mas de forma impressionante, o defensor chutou por cima da trave. Nos lances seguintes, a partida transformou-se em ataque contra defesa. O Vila pressionou de todas as formas, mas esbarrou no goleiro Busatto, que fez três defesas milagrosas.

No final da partida, o arbitragem assinalou cinco minutos de acréscimos e mais uma confusão foi formada. Numa jogada dura entre o volante Francesco, do Vila Nova, e o atacante Thiago Potiguar, do América-RN, culminou com a expulsão de outros jogadores, o zagueiro Vitor, do Vila, e o atacante Adriano Pardal, do Mecão. Com um alambrado baixo, a torcida ainda goiana ainda tentou invadir o campo, mas foi contida pelos policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário