sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sacerdócio: Bispo Dom Mariano comemora 42 anos de dedicação à Igreja e à comunidade

Questionado sobre os desafios em evangelizar, o bispo Dom Mariano explica que “Evangelizar é tornar uma pessoa seguidora de Jesus Cristo”.

O bispo diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, comemora hoje 42 anos de ordenação sacerdotal. Mais de quatro décadas de um trabalho em prol da Igreja e do próximo.

Dom Mariano lembra que foi ordenado padre em Trento, na Itália, no dia 26 de junho de 1973. Ele nasceu em 1947, em Mori, também na Itália.

O bispo conta que nesse período teve três momentos marcantes em sua via sacerdotal. O primeiro foi quando veio ao Brasil, em 1977, e teve que aprender a viver em um país com cultura, língua e povo diferentes do que estava acostumado em sua terra natal. “Foi como nascer de novo”, relembra.

Em 1993, ainda como padre, retornou à Itália, e visitou 66 países em um trabalho de evangelização. Foi nessa época que teve a oportunidade de conhecer mais sobre a Igreja Católica. “Conheci um pouco da Igreja espalhada pelo mundo inteiro, diversos países da Ásia, África, Américas, Europa. Um trabalho de mais de 350 missionários nesses lugares”, afirma.

Depois voltou ao Brasil como vigário de Umarizal. Por lá ficou por 17 anos. Em 17 de outubro de 2004 foi ordenado bispo da Diocese de Mossoró.

Então são esses os três momentos: a vinda ao Brasil pela primeira vez, já para Mossoró; a volta à Itália com a viagem a diversos países e a ordenação como bispo de Mossoró os mais marcantes do seu trabalho de evangelização.

A Diocese de Santa Luzia tem 33 paróquias. Dom Mariano lembra que por duas vezes teve a oportunidade de conhecer as comunidades pertencentes à Diocese. A primeira vez foi em 2007, com as Santas Missões Populares; e de 2010 a 2012, com as Visitas Pastorais.

Questionado sobre os desafios em evangelizar, o bispo explica que “Evangelizar é tornar uma pessoa seguidora de Jesus Cristo”. E ressalta que isso é difícil em todos os momentos, já que a doação depende de cada um. Dom Mariano lembra ainda que nem sempre é fácil corresponder o chamado de Deus e considera isso um dom divino.

Hoje não terá nenhuma comemoração diferente pela passagem da data, mas o bispo diz que irá lembrar do aniversário de ordenação nas missas de presidirá.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário