domingo, 12 de novembro de 2017

Enem: 115 mil estudantes devem fazer provas hoje no Rio Grande do Norte

Da redação com Tribuna do Norte
Por Luiz Henrique GomesRepórter

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega ao segundo dia neste domingo (12). As provas desta vez são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, cada uma com 45 questões, com duração de 4h30. Os horários permanecem os mesmos: os portões abrem às 11h (horário local), fecham às 12h e o exame tem início às 12h30. O transporte público de Natal foi alterado para facilitar a mobilidade na cidade. 
As provas deste segundo dia do exame nacional são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, cada uma com 45 questões, com duração de 4h30. Portões abrem às 11h
As provas deste segundo dia do exame nacional são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, cada uma com 45 questões, com duração de 4h30. Portões abrem às 11h

Esta é a primeira edição a qual os participantes realizam o segundo dia de exame uma semana depois das primeiras provas. Especialistas afirmam que a mudança pode favorecer ou prejudicar os participantes – depende do perfil destes. “Existem alunos ansiosos e realizar a prova uma semana depois pode prejudicá-los. Já outros se sentem mais a vontade para dar revisar o conteúdo e também descansar”, afirma Hétera Fernanda, psicóloga do CEI Romualdo.

Na avaliação da psicóloga, chegam mais preparados para a prova quem descansou durante a semana. “É importante descanso, mantendo uma boa alimentação, dormindo bem e evitando estresses, neste intervalo entre uma prova e outra”, conclui. Já a professora de matemática Luanna Ramos, do Descomplica, acredita que estão prontos quem não se abateu depois do primeiro dia. “O primeiro dia foi muito polêmico porque o tema da redação pegou todo mundo de surpresa. Quem se manteve estável emocionalmente, tem uma certa vantagem”, afirma.

A prova deste domingo é sobretudo de cálculo. O perfil das questões de matemática vem se alterando nos últimos anos para uma abordagem de conteúdo e menos de lógica – como no início do Enem. Professores também avaliam que a prova de Ciências da Natureza também exige cada vez mais dos alunos. Para evitar o cansaço mental, a dica-chave de Luanna Ramos é: não insistir nas questões as quais o participante perceba que não tenha afinidade com o conteúdo. Uma leitura rápida na prova antes de respondê-la é recomendado para identificar quais são os pontos mais fáceis e difíceis para cada um.

O segundo dia no Rio Grande do Norte conta com pelo menos 44.017 abstenções dos participantes, faltosos no primeiro domingo de provas. O número representa 27,6% do total de 159.484 inscritos no estado. Em Natal, pelo menos um participante com deficiência física sofreu acidente por falta de mobilidade nos locais de prova e foi impossibilitado de realizar a prova. Os participantes que esqueceram de transcrever frase do Caderno de Questões poderão participar no segundo dia. Nesta semana, o Inep garantiu que eles terão ambas provas corrigidas.

Abaixo, veja as principais dicas dadas pelos profissionais do CEI Romualdo, Plataforma de Educação SAS e Descomplica para as provas deste domingo.

Não se perca no enunciado da questão
Os enunciados longos em algumas questões podem atrapalhar o tempo do participante. A recomendação é que o aluno identifique primeiro o que pede a questão para ir ao enunciado e direcionar a leitura para o que está sendo pedido.
Nas provas anteriores, os enunciados extensos foram uma característica nos cálculos do Enem. Especialistas acreditam que a tendência se mantém em 2017. O texto é importante, mas lido de forma direcionada poupa o tempo do participante.

Não insista nas questões que se apresentarem difíceis
O participante pode se deparar com questões as quais não identifique o que está sendo pedido ou que sejam de um conteúdo o qual não tenha tanto conhecimento. Deixe-as por último. Insistir pode acelerar o cansaço mental e desestimular o aluno para o restante da prova. Às 4h30 devem ser aproveitadas da melhor forma possível.

Cuidado com as unidades de medida
Historicamente, a prova de matemática do Enem contém muitas questões de razão e proporção. Elas exigem regras de três e parecem simples, mas a armadilha pode estar nas unidades de medida apresentadas. É preciso sempre prestar atenção convertê-las a uma única medida antes de realizar os cálculos.
O mesmo vale para Ciências da Natureza. Por isso, fique atento às 90 questões do Exame.

Simplifique os cálculos quando possível
Os números apresentados em algumas questões podem ser simplificados na hora dos cálculos. A recomendação é 'arredondar' quando houver muitos decimais, mas primeiro preste atenção nas respostas: se o resultado for muito próximo do outro, evite a simplificação. Os décimos são preciosos nesses casos. Utilize a dica somente se houver discrepância nas alternativas apresentadas.

Alimentação
Antes da prova, escolha os carboidratos, frutas e beba bastante líquido (água, água-de-coco e suco de frutas). Evite alimentação diferente da dieta. Almoçar ou não antes da prova depende do participante – de toda forma, evite a comida carregada. 

No dia, escolha produtos fáceis e evite os que fazem barulho ou sujeira para não prejudicar a si mesmo e outros candidatos. O chocolate é o preferido porque ajuda a combater a ansiedade. Leve uma garrafinha d'água para se hidratar. A ida ao banheiro durante a prova é permitido desde que acompanhado com fiscal.

Controle da ansiedade durante a prova
É preciso não se desesperar se as primeiras questões da prova não forem fáceis. Neste segundo dia de provas, o aluno tem 90 questões para fazer em 4h30. O recomendado é que a prova seja lida superficialmente pelo candidato antes de ser respondida. Nos momentos de mais cansaço e tensão, o alongamento, pausa para a água ou ida ao banheiro podem relaxar.

Trânsito
A capital potiguar tem esquema diferenciado de trânsito neste domingo – assim como no primeiro dia. As linhas 08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol) e 79 (Parque das Dunas/Mirassol) estão com um ônibus a mais na frota.

Todas as linhas que retornam do Shopping Cidade Jardim, passando pelo Nordestão, entram na UFRN após passarem pelo Via Direta. A linha 588 (Circular da UFRN) também está disponível para quem realiza a prova no Campus Universitário. O itinerário é somente pelo anel viário externo da Universidade.

As ruas de Natal estão com o reforço de dez motocicletas e quatro carros da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) para garantir a fluidez do trânsito.

Fiscalização de alimentos
Os lanches são permitidos, mas os industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Provas personalizadas
Neste ano, pela primeira vez está sendo usada prova personalizada. Os cadernos de questões e o caderno de respostas estarão identificados com nome e número de inscrição do participante. O candidato deve verificar se ambos têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

Segurança contra fraudes
67 mil detectores de metal serão utilizados durante o Enem, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número é para garantir a vistoria dos candidatos na entrada e na saída dos banheiros de todas as escolas onde a prova será aplicada. Detectores de ponto eletrônico também serão utilizados.

Participantes que não transcreveram frase do Caderno de Questões terão provas corrigidas
Caso algum participante que realizou a prova no último domingo não tenha transcrito a frase do Caderno de Questões para o Caderno de Respostas, é possível participar do segundo dia sem preocupação. No último dia 9, o Inep garantiu que irá corrigir as provas deste ano.

A flexibilização só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem – a prova personalizada e a coleta do dado biométrico - podem ser combinadas para cumprir a função da transcrição da frase.
Obs.: Só é permitido sair duas horas depois do início da prova.

Atenção

O que levar
O Enem exige que o candidato leve:
Caneta preta feita em material transparente;
Documento de identificação, original e com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de resevista ou passaporte);
Obs.: Se o candidato perdeu o documento ou teve roubado, deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há no máximo 90 dias do primeiro domingo de aplicação.
Cartão de confirmação da inscrição.

O que não levar
É proibido, sob pena de eliminação, os seguintes itens:
Celular
Chaves
Livros
Manuais
Borracha
Anotações
Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
Impressos
Lapiseira
Óculos escuros
Caneta de material não transparente
Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drive, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)

Serviço
Horários no Rio Grande do Norte
11h: portões dos locais de prova abrem
12h: portões serão fechados
12h30: prova do Enem tem início com duração de 4h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário